Qualificação profissional
Últimos dias de inscrição para cursos do Qualifica Mais
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até esta sexta-feira, 29, as inscrições no processo seletivo para ingresso em cursos de qualificação profissional dos Programas Qualifica Mais Energif e Qualifica Mais Progredir.
São ofertadas 410 vagas nos cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (80 em Campo Grande e 80 em Três Lagoas) e de Microempreendedor Individual (250 vagas em Campo Grande).
O candidato deve ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo. Para o curso de Microempreendedor Individual, também é preciso ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.
O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção.
Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.
No ato da inscrição, o candidato deve enviar digitalmente, em arquivo único, fotocópia dos seguintes documentos, em formato .pdf, .doc ou .zip:
- RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
- CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
- documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
- documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
- foto 3x4 recente.
Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ocorrer em 5 de maio, conforme o cronograma da seleção (anexo I do edital). O resultado, com a classificação de todos os candidatos, deverá ser publicado no dia 9.
A classificação final e a convocação em primeira chamada para matrículas estão previstas para 12 de maio.
O início das aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está agendado para 23 de maio. A qualificação poderá ser dividida em duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.
Já o curso de Microempreendedor Individual terá início em 14 de junho, e poderá ser ofertado em etapas no decorrer do ano.
Os cursos são oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja carga horária mínima é de 160 horas. As aulas serão ministradas presencialmente no período noturno (18h50 às 22h45), com possibilidade de atividades desenvolvidas, esporadicamente, também nas manhãs de sábado.
Qualifica Mais Progredir - É uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cidadania. Foram pactuadas, em todo o país, um total de 51 mil vagas em 80 municípios, com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com instituições públicas da rede estadual de educação.
Qualifica Mais Energif - É uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200 horas. Segundo o site do programa, serão ofertadas até 9 mil vagas em 85 localidades.
A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, assim como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.