Ensino
Aberta inscrição para projetos com fomento institucional
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o edital n° 05/2023, destinado a seleção de projetos de ensino, com auxílio financeiro para desenvolvimento da proposta e pagamento de bolsas aos discentes participantes.
Serão contemplados até 40 projetos, com a concessão do auxílio em cota única de mil reais, pagos ao servidor definido como coordenador, além de até 120 bolsas mensais, pagas em nove parcelas. O valor vai de R$ 300, para estudantes dos ensinos técnico integrado e subsequente, a R$ 400, para acadêmicos da graduação, sendo três bolsas por projeto.
O edital se destina aos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Serão contemplados até 40 projetos, distribuídos entre os campi da instituição.
A inscrição da proposta é responsabilidade do coordenador, que deve ser servidor docente do quadro permanente ou técnico-administrativo do Instituto Federal. Demais requisitos estão dispostos no edital.
Inscrição - Deve ser feita pelo coordenador, exclusivamente no módulo “Projeto de Ensino” do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), onde deverão ser cadastradas as principais informações sobre a proposta como a caracterização dos beneficiários, equipe executora, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, metas, recursos necessários e resultados esperados.
Os projetos de ensino devem preferencialmente serem articulados com a extensão e/ou a pesquisa, visando a implementação e promoção de ações educativas nos cursos presenciais: técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes e também de graduação.
O prazo para inscrição segue até dia 1° de março.
Seleção – As propostas serão avaliadas por uma comissão de avaliação constituída por meio de portaria, emitida pela direção-geral de cada campus.
Para serem aprovados, os projetos deverão atingir pontuação igual ou superior a 70% do total de pontos possíveis, de acordo com o quadro de critérios de classificação, disponibilizado pelo edital. Os resultados preliminar e final devem ser divulgados nos dias 22 e 29 de março, respectivamente.
Os projetos deverão ser desenvolvidos no período de 3 de abril à 15 de dezembro, com entrega do relatório parcial no dia 4 de julho e o final até 22 de dezembro de 2023.
Fluxo contínuo – Com o mesmo objetivo, porém sem a concessão de fomento institucional, também foi publicado o edital de fluxo contínuo. As inscrições podem ser feitas no mesmo endereço, até 29 de setembro, para projetos a serem desenvolvidos até o mês de dezembro.
Dúvidas podem ser encaminhados ao e-mail da Pró-reitoria de Ensino (Proen): proen@ifms.edu.br.
* Matéria atualizada às 11h58 do dia 13/02/23 devido às retificações dos dois editais de abertura das seleções, as quais possibilitam que, além dos docentes, os técnicos-administrativos em educação do IFMS também possam submeter projetos de ensino.