Aquidauana
Campus inicia oferta de 'merenda quente' aos estudantes
O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou, no dia 23 de abril, a oferta de 'merenda quente' aos estudantes matriculados em cursos técnicos e de graduação presenciais.
A 'merenda quente' é aquela que passa por processo de cozimento, podendo conter itens como grãos e carnes cozidas e/ou assadas, assim como verduras, legumes e frutas.
Nesta primeira etapa da oferta, as refeições são servidas uma vez por semana, às terças-feiras, para mais de 700 estudantes. Nos demais dias, a oferta é de 'merenda fria', aquela que não necessita de cozimento.
Ainda assim, existe a possibilidade de a 'merenda quente' ser ofertada mais de uma vez por semana, conforme disponibilidade financeira para aquisição dos produtos.
“O Campus Aquidauana do IFMS atende esta demanda da comunidade escolar, com a oferta aos nossos estudantes de uma alimentação com qualidade, preparada com carinho e dentro dos critérios nutricionais estabelecidos”, destaca a diretora-geral Hilda Romero.
A diretora geral do Campus Aquidauana, Hilda Romero, comemora a conquista, alcançada com o esforço dos servidores envolvidos.
“O Campus Aquidauana do IFMS atende esta demanda da comunidade escolar, com a oferta aos nossos estudantes de uma alimentação com qualidade, preparada com carinho e dentro dos critérios nutricionais estabelecidos”, destaca.
Hilda ressalta que essa é mais uma etapa do planejamento visando a alimentação escolar e que vislumbra ofertá-la todos os dias da semana até o final deste semestre letivo.
“A 'merenda quente' será ofertada uma vez na semana até o final deste semestre, depois passará para três vezes na semana e, até o final do ano, planejamos ofertá-la todos os dias da semana”.
Desde outubro de 2019, os estudantes de Aquidauana já recebiam 'merenda fria' - como pães, bolachas, bolos e vitaminas. A montagem da cozinha e a aquisição de insumos também foram realizadas com recursos próprios do campus.
Segundo a diretora de Administração do Campus, Flaviane Pereira Alves, para a oferta da alimentação escolar foram investidos mais de R$ 300 mil, oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), do Ministério da Educação (MEC).
Demais campi - O Campus Corumbá, que já ofertava 'merenda fria' desde 2019, começou a oferecer a 'merenda quente' aos estudantes no início deste ano.
Em outros cinco campi, os estudantes passaram a receber 'merenda fria' em 2023, graças a uma ação conjunta, iniciada em 2021, entre a Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae), ligada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e os campi.
Em Campo Grande e Três Lagoas, os lanches começaram a ser servidos em março. Nos campi Dourados, Naviraí e Nova Andradina, a oferta gratuita de merenda fria tornou-se realidade em abril.