Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Coral abre inscrições para novos integrantes

Campus Campo Grande

Coral abre inscrições para novos integrantes

No total, são 20 vagas para maiores de 14 anos, interessados em aprender música e explorar os benefícios de cantar em grupo
por Paulo Gomes publicado: 11/04/2023 16h41 última modificação: 11/04/2023 16h41

Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe, por meio da cooperação, ampliar o conhecimento musical, aprender a expressar melhor as emoções por meio do canto, além de trabalhar a memória e a concentração, são alguns dos benefícios de cantar em um coral.

No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), estudantes e servidores que tenham vontade de cantar podem soltar a voz participando de um coral. No Campus Campo Grande, as inscrições para novos membros estão abertas e os ensaios começam no dia 17 de abril. 

No total, são 20 vagas para maiores de 14 anos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Os ensaios são sempre às segundas-feiras, das 18h às 19h, no campus, localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio, na Sala 206 do bloco A.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Em caso de formação de lista de espera os interessados serão comunicados na medida em que surgirem novas vagas.

Coral Campus Campo Grande.jfif

Por que cantar? A professora de música e regente do Coral do Campus Grande, Cinara Baccili Ribeiro, explica que os benefícios para quem participa de um coral estão além da música, pois envolvem desenvolvimento intelectual, crescimento emocional, impactando diretamente no bem-estar físico, social e emocional dos participantes. Veja os principais pontos elencados pela professora: 

Desenvolvimento musical: os participantes trabalham ritmo, afinação, leitura musical, canto a várias vozes, ampliam o conhecimento sobre o repertório, conhecendo músicas de diversos períodos da história, tanto eruditas, quanto populares.

Trabalho em equipe: os coralistas entram num ambiente no qual podem desenvolver o trabalho em equipe e a sociabilidade, pois a música em coral requer cooperação em busca de um objetivo comum, que é a execução musical. 

Conhecimento emocional: os participantes aprendem a expressar sentimentos e emoções artisticamente, por meio do ato de cantar. Explorar e descobrir as próprias capacidades vocais pode contribuir ainda para a melhora da autoestima e da autoconfiança.

Desenvolvimento intelectual: a prática de canto no coral trabalha a memória e a concentração podendo contribuir diretamente para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O desenvolvimento da percepção tonal, melódica e harmônica auxiliam na compreensão das relações lógico-matemáticas presentes no fazer musical

Histórico - O coral do Campus Campo Grande existe desde 2012, e não parou as vozes nem mesmo na pandemia, quando os integrantes realizaram atividades de apoio aos estudantes e apresentações virtuais.

O grupo se apresenta em eventos do IFMS e também integra a programação cultural da Capital, inclusive em conjunto com outros grupos, como o Coral e a Banda Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Desde 2017, a atividade é um projeto de extensão que recebe apoio institucional. 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail .