Eleições IFMS 2023
Divulgado resultado preliminar de votação para comissões eleitorais
A comissão preparatória do processo de consulta aos cargos de reitor e diretor-geral dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quinta-feira, 29, o resultado preliminar da votação para membros das Comissões Eleitorais Locais.
O processo de escolha foi realizado na última quarta-feira, 28, com votação on-line.
Nas unidades onde não houve inscritos em número suficiente para disputar as vagas, os nomes devem ser indicados de acordo com o estabelecido pelo Art. 33 da Resolução nº 25/2023, que estabelece as normas do processo de escolha dos membros das comissões eleitorais.
Nos campi, as comissões são formadas por três docentes, três técnicos-administrativos e três estudantes. Na reitoria, são cinco técnicos-administrativos.
A previsão é que o resultado final da votação seja divulgado na segunda-feira, 3, na Central de Seleção.
Comissão Eleitoral Central - Em reunião on-line agendada para terça-feira, 4, os membros eleitos das Comissões Eleitorais Locais definirão, entre si, quais representantes integrarão a Comissão Eleitoral Central, que será responsável por coordenar o processo de consulta à comunidade para os cargos de reitor e diretor-geral.
A Comissão Eleitoral Central terá as seguintes atribuições, conforme art. 6º do Decreto n° 6.986/2009:
- elaborar as normas, disciplinar os procedimentos de inscrição dos candidatos e de votação, e definir o cronograma para a realização dos processos de consulta;
- coordenar o processo de consulta para o cargo de reitor, em cada campus, e deliberar sobre os recursos interpostos;
- providenciar, juntamente com as Comissões Eleitorais dos campi, o apoio necessário à realização do processo de consulta;
- credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta;
- publicar e encaminhar os resultados da votação ao Conselho Superior;
- decidir sobre os casos omissos; e
- garantir o exercício pleno do direito ao voto para o cargo de reitor.
Cada Comissão Eleitoral Local terá as seguintes atribuições:
- coordenar o processo de consulta para o cargo de diretor-geral de campus, de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pela Comissão Eleitoral Central e deliberar sobre os recursos interpostos;
- homologar as inscrições deferidas e publicar a lista dos eleitores votantes;
- supervisionar as ações de divulgação de cada candidatura;
- providenciar o apoio necessário à realização do processo de consulta;
- credenciar fiscais para atuar no decorrer do processo de consulta;
- encaminhar à Comissão Eleitoral Central os resultados da votação no campus; e
- elaborar o cronograma de debates e campanha dos candidatos ao cargo de diretor-geral do campus, observando e priorizando suas particularidades, respeitando o cronograma de campanha dos candidatos à reitoria.
O cronograma da primeira etapa do processo de consulta para os cargos de reitor e diretor-geral do IFMS foi aprovado pela Resolução nº 24/2023, do Conselho Superior, publicada no Boletim de Serviço de 16 de junho.
Dúvidas sobre o processo de escolha das Comissões Eleitorais Locais devem ser enviadas para comissaopreparatoria@ifms.edu.br.