Internacional
Estágio oportuniza experiência inédita para estudantes do IFMS
Desde o início de novembro, quatro acadêmicos de cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão tendo a oportunidade de estagiar na Universidade Nacional de Assunção (UNA), no Paraguai.
Os estudantes cursam bacharelado em Agronomia e superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio no Campus Ponta Porã do IFMS. As atividades do estágio no país vizinho têm previsão de término no dia 6 de dezembro.
A experiência internacional é fomentada por meio do Edital nº 80/2023, elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com contribuição do Campus Ponta Porã. Os estudantes foram selecionados com base na renda per capita e no Coeficiente de Rendimento de cada um.
Cada selecionado recebeu auxílio financeiro no valor de R$ 3 mil, para custear parte das despesas com hospedagem, alimentação, seguro saúde e passagens. Eles foram isentos do pagamento das taxas acadêmicas da UNA.
"Desde que chegamos começamos a escrever um artigo, tivemos aula experimental de drone e topografia, ajudamos a plantar soja, conhecemos os laboratórios de silvicultura", relata Marieli Morel.
Uma das participantes é a acadêmica de Agronomia Marieli Moreira Morel, 25. Ela explica que, com o valor do auxílio financeiro, o grupo alugou um apartamento nas proximidades da UNA. O estágio é realizado das 8h às 14h, e a Universidade deu aos estudantes a liberdade de escolher as áreas que queriam conhecer e, com isso, optaram por fazer uma rotação nos cursos.
"Desde que chegamos começamos a escrever um artigo que vamos apresentar em parceria com a Universidade, também tivemos aula experimental de drone e topografia, ajudamos a plantar soja no campo experimental, conhecemos os laboratórios de silvicultura, entre outras atividades", relata a estudante do IFMS.
A diversidade das áreas de estudo também é ressaltada por Wuander Portillo Vieira da Silva, 20, acadêmico de Gestão do Agronegócio.
"O estágio, em si, é muito bom, a faculdade tem uma estrutura gigantesca. Passamos por várias áreas de estudo aqui, como administração agropecuária, engenharia florestal, bioeconomia, também fomos em eventos. O que mais gostei foi do campo experimental", aponta.
"O estágio é muito bom, a faculdade tem uma estrutura gigantesca. Fomos muito bem acolhidos. Todo mundo é parceiro, introduz a gente na realidade deles. Fizemos muitos amigos", afirma Wuander Silva.
Para ele, a experiência está sendo muito válida, não só pelo aprendizado na UNA, mas também por conhecer pessoas do país vizinho.
"Fomos muito bem acolhidos. Todo mundo é parceiro, quer conversar, chama a gente para fazer as coisas, nos introduz na realidade deles. Fizemos muitos amigos. Minha única ressalva é que, ao contrário do que muitos pensam, o custo de vida aqui não é barato, como moradia, comida e transporte, então estamos vivendo com o básico para não extrapolar", opina o estudante.
Além deles, realizam o estágio na UNA os acadêmicos de Gestão do Agronegócio, Janaína Oliveira Galvão e Mateus Espinola Machado.
"A realização do estágio é a materialização das ações de cooperação e das relações desenvolvidas ao longo dos últimos anos com a UNA", destaca a assessora Fernanda Belarmino.
Internacionalização - O edital de oferta do auxílio financeiro para o estágio é fruto da Cooperação Internacional entre o IFMS e a UNA, assinado em maio deste ano, em que ambas as instituições se comprometem a promover intercâmbio internacional, incluindo a oferta de vagas para estágio obrigatório na área de Agronomia e Agronegócio.
"A realização do estágio é a materialização das ações de cooperação e das relações desenvolvidas ao longo dos últimos anos com a UNA, com o intuito de estreitar as parcerias com países fronteiriços, possibilitando mais acesso dos nossos estudantes às oportunidades de mobilidade internacional", destaca a assessora de Relações Internacionais do IFMS, Fernanda Belarmino.
"A presença dos nossos estudantes nesse estágio é a realização de um desejo do Campus Ponta Porã, que tem por vocação e localização a internacionalização", ressalta o diretor Izidro de Lima Junior.
Já o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro de Lima Junior, ressalta que o estágio é mais uma etapa no processo de internacionalização da unidade.
"A presença dos nossos estudantes nesse estágio é a realização de um desejo do Campus Ponta Porã, que tem por vocação e localização a internacionalização. É a continuidade de nossa aproximação com a UNA, Paraguai e América Latina, e isso é primordial para que possamos avançar cada vez mais nesse caminho de internacionalização", ressalta.
O próximo passo, segundo o diretor, é a oferta de capacitação a servidores, para que o IFMS possa também receber visitantes internacionais.