Avaliação Docente pelo Discente
Estudantes de especialização e mestrado podem avaliar professores
Estudantes dos cursos de especialização e dos mestrados ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm até o dia 3 de julho para realizar a avaliação dos professores.
Esta é a primeira vez que o processo, conhecido como Avaliação do Docente pelo Discente (ADD), é aplicado nos cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) da instituição.
Atualmente, o IFMS oferta os mestrados de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e de Propriedade Intelectual para Transferência de Tecnologia e Inovação (ProfNIT), além de nove especializações.
Para participar, o estudante precisa ter cursado as disciplinas ofertadas no 1º semestre de 2023, ter menos de 25% de faltas ou não ter sido reprovado na referida disciplina concluída.
Serão avaliados todos os professores, efetivos ou substitutos, que atuem nos cursos oferecidos pelos dez campi.
O questionário em relação a cada disciplina/docente é composto por 17 perguntas. As questões levam em conta a rotina dos estudantes com os professores, o compartilhamento de informações e conteúdos, o sentimento com relação às vivências da pós-graduação, a pontualidade, capacidade de diálogo, a ética e o domínio que cada docente possui da disciplina que ministra, dentre outros itens.
O acesso deve ser feito por meio do Sistema Acadêmico, o mesmo no qual os estudantes verificam as notas.
Por que participar? - As respostas dos estudantes aos questionários serão utilizadas para aprimorar a qualidade dos cursos, bem como melhorar o desempenho dos professores em aspectos decorrentes de formação acadêmica, experiências profissionais anteriores, pressupostos teórico-metodológicos, posturas pessoais, condições psicológicas, valores culturais e morais.
Em caso de dúvidas, é possível consultar o Regulamento da Avaliação Docente pelo Discente ou entrar em contato pelo e-mail dipog@ifms.edu.br.