Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > IFMS consolida cooperação com maior universidade paraguaia

Internacional

IFMS consolida cooperação com maior universidade paraguaia

Novo acordo foi assinado, ampliando as possibilidades de cooperação com a Universidade Nacional de Assunção, mais antiga instituição superior paraguaia
por Cleyton Lutz publicado: 08/05/2023 12h37 última modificação: 08/05/2023 12h46

Foto 1Novo acordo de cooperação internacional foi assinado em Assunção, na última quinta-feira, 4 - Foto: Divulgação/IFMS

Na última quinta-feira, 4, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Nacional de Assunção (UNA), maior e mais antiga instituição de ensino superior do Paraguai, firmaram um novo acordo de cooperação internacional, em solenidade ocorrida no país vizinho. 

Em setembro do ano passado, já havia sido assinado um acordo entre o Campus Ponta Porã do Instituto Federal e a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade, que possui uma unidade acadêmica em Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio da fronteira. 

"Essa aproximação está alinhada com a nossa visão de uma educação plural e humanista, que é fundamental para os nossos projetos pedagógicos”, destaca a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

O novo acordo prevê, entre outras coisas, cooperação nas tarefas de ensino, pesquisa, extensão, buscando promover o desenvolvimento mútuo entre as duas instituições. 

Na oportunidade, além da assinatura da cooperação, também foi realizada uma visita técnica na sede da Universidade, em Assunção, além de reuniões entre os gestores das duas instituições. A delegação na viagem ao Paraguai foi composta por oito servidores do IFMS, entre gestores da reitoria e do Campus Ponta Porã, além de gestores da própria UNA, incluindo a reitora Zully Vera de Mollinas. 

“A parceria internacional entre UNA e IFMS representa um ganho para ambas as instituições, pois possibilita a aproximação de culturas e promoção de trocas de conhecimento para o desenvolvimento integral da comunidade acadêmica. A aproximação também está alinhada com a nossa visão de uma educação plural e humanista, que é fundamental para os nossos projetos pedagógicos”, destaca a reitora do Instituto Federal, Elaine Cassiano. 

A cooperação tem o objetivo de estreitar as relações entre os dois países, valorizando a educação no contexto cultural latino-americano. Daí o foco na contribuição entre as instituições parceiras em âmbito internacional. 

“Temos a certeza de que poderemos contribuir mutuamente para alcançar nossos objetivos comuns. Também é importante ressaltar que a parceria entre os países não apenas fortalece as relações bilaterais, como também contribui para a construção de uma América Latina mais unida e solidária”, explica a assessora de Relações Internacionais do IFMS, Fernanda Belarmino. 

Foto 2
Gestores das duas instituições participaram de reuniões de trabalho voltadas ao novo acordo - Foto: Divulgação/IFMS

Atuação - A reitora do Instituto Federal e o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade, Jorge Gonzalez, assinaram acordos específicos com o intuito de promover:

"A parceria não apenas fortalece as relações bilaterais, como também contribui para a construção de uma América Latina mais unida e solidária”, explica a assessora de Relações Internacionais, Fernanda Belarmino. 
  • intercâmbios, para desenvolvimento de projetos, entre estudantes de graduação e pós-graduação, realização de estágios obrigatório e não obrigatório, e trabalhos de conclusão de curso;
  • desenvolvimento em conjunto de projetos de pesquisa e extensão;
  • organização em conjunto de eventos científicos e culturais;
  • troca de informações e publicações acadêmicas;
  • realização de programas destinados a assuntos em comum e compartilhados.

Com validade de dois anos, o acordo poderá ser renovado automaticamente pelo mesmo período. Qualquer decisão sobre a continuidade da cooperação está relacionada à decisão mútua ou unilateral, desde que a comunicação seja feita de maneira prévia.

Foto 3
Delegação do Instituto Federal conheceu as instalações da maior universidade paraguaia - Foto: Divulgação/IFMS

Pós-graduação - Uma das propostas em discussão é a oferta de programa de pós-graduação stricto sensu em Produção Vegetal, proporcionado pela cooperação, com docentes das duas instituições e voltado a estudantes dos dois lados do fronteira.

"A pós-graduação é um anseio da comunidade da fronteira, com vistas a aproximar as instituições e propor um diálogo entre o conhecimento produzido nos dois países”, comenta o diretor-geral de Ponta Porã, Izidro Lima Júnior. 

 O reconhecimento do curso nos dois países permitiria a dupla diplomação. A portaria, com os nomes dos docentes habilitados para atuar no curso, deverá ser publicada em breve. 

“A ideia é atender e agregar acadêmicos do Brasil e do Paraguai. A pós-graduação é um anseio da comunidade da fronteira, com vistas a aproximar as instituições e propor um diálogo entre o conhecimento produzido nos dois países”, comenta o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima Júnior. 

Também está previsto que o Instituto Federal faça a matrícula de estudantes paraguaios em seus cursos, sem a exigência de documentos com a cidadania brasileira. 

O acordo assinado no ano passado entre a unidade do IFMS e a filial da UNA, em Pedro Juan Caballero, já permite que os discentes do Campus Ponta Porã realizem seus estágios na instituição paraguaia. Algumas atividades de ensino desenvolvidas em conjunto também já se encontram em andamento.

registrado em: ,