Evento Agro
IFMS marca presença no Showtec 2023
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é um dos 150 expositores do Showtec 2023, considerado o maior evento do setor agro do Estado. A programação da feira segue até esta quinta-feira, 25, no município de Maracaju.
No estande do Instituto Federal, 12 estudantes e quatro professores apresentam dez projetos de pesquisa e extensão tecnológica desenvolvidos nos campi Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.
"No ano passado, o Showtec movimentou mais de R$ 400 milhões, então está entre os maiores eventos agro do Brasil, não só de Mato Grosso do Sul, e é de extrema importância para a divulgação da marca IFMS, para que a instituição seja ainda mais conhecida, tendo em vista que a feira recebe visitantes de praticamente todos os municípios do estado e de outros lugares do país", aponta o pró-reitor de Extensão, Marcio Amorim.
"Participar do Showtec é de extrema importância para a divulgação da marca IFMS, para que a instituição seja ainda mais conhecida, tendo em vista que a feira recebe visitantes de praticamente todos os municípios do estado e de outros lugares do país", ressalta o pró-reitor de Extensão, Marcio Amorim.
Para Amorim, a importância do evento vai além da exposição dos projetos.
"No estande do IFMS podemos mostrar a relevância dos projetos inovadores das áreas de piscicultura e agricultura desenvolvidos na instituição. Outro ponto interessante é que no Showtec os estudantes podem apresentar seus currículos, conhecer vagas de estágio e até mesmo oportunidades de trabalho", ressalta.
A participação da delegação foi viabilizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o pagamento de auxílio aos estudantes e diárias aos servidores.
Gestores do IFMS, incluindo a reitora Elaine Cassiano, além de pró-reitores e diretores, participam do evento. Nessa terça-feira, 23, o estande da instituição recebeu a visita do governador, Eduardo Riedel.
Aproximadamente 300 estudantes de cursos técnicos e da graduação dos campi Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã também visitarão o evento, acompanhados por professores. A visita é viabilizada por meio da Proex e de cada campus.
"Isso também agrega conhecimento à formação deles, para que possam conhecer equipamentos agrícolas, maquinários que estão sendo desenvolvidos e as novas tecnologias do mundo agro", finaliza o pró-reitor.
Confira abaixo a lista completa dos projetos expostos no estande do IFMS no Showtec 2023:
Campus | Projeto |
Coxim | Sistema sustentável e inédito para a piscicultura pantaneira: criação de peixes em sistemas de recirculação com novas tecnologias |
Naviraí | Agromec |
Hidroponia | |
Naviraí | Protótipo de cultivo hidropônico NFT em Mato Grosso do Sul |
Nova Andradina | Eficiência do Uso de Fósforo em plantas de milheto inoculadas com fungos entomopatogênicos |
Sistema de cultivo em solos arenosos: Iimpacto nos indicadores de qualidade de solo e produtividade de soja | |
Arborização urbana nas Avenidas de Taguarussu | |
Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para avaliação da permeabilidade do solo ao ar | |
Teste com pó de rocha para registro como remineralizador do solo | |
Ponta Porã | Simulação de curva de nível interativa |
Expositores - Ana Beatriz Amaro, 16 anos, é estudante do curso técnico integrado em Aquicultura do Campus Coxim. No Showtec, apresenta o projeto relacionado à área do curso, juntamente com os colegas Wellington Dias de Souza e Celso Allebrandt dos Santos, e o professor orientador do trabalho, Odair Diemer.
"A experiência está sendo muito boa para o meu aprendizado. Estou podendo passar todo meu conhecimento e também aprendendo com outros projetos. Estou muito feliz por poder representar o IFMS na Showtec", celebra a estudante Ana Beatriz
Há 8 meses a estudante integra a equipe do trabalho, que é um modelo inovador de criação de peixes desenvolvido no campus.
"Esse sistema é constituído por um tanque de geomembrana, que é um dos sistemas de criação que apresenta maior sustentabilidade por conter o aumento de produção, aproveitamento de água por meio da recirculação, controle ambiental e a redução de matéria orgânica", explica.
Para a estudante, participar do evento é uma realização pessoal. "A experiência está sendo muito boa para o meu aprendizado como técnica. Estou podendo passar todo meu conhecimento para outras pessoas e também aprendendo com outros projetos. Estou muito feliz por poder representar o IFMS na feira", celebra.
O docente do Campus Ponta Porã, João Lucas de Almeida, também integra a equipe do IFMS no estande do Showtec 2023. Ele apresenta o projeto sobre simulação de curva de nível interativa.
"Os estudantes estão tendo a oportunidade não só de apresentar os projetos e representar o IFMS, mas também de ter acesso a vários estandes, materiais, palestras, que permeiam a questão do ensino, pesquisa e extensão", aponta o professor João Lucas de Almeida.
"Estamos demonstrando uma ferramenta didática, que tem a capacidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem e mediar conteúdos do campo teórico para o campo prático. O professor pode utilizar para explicar sobre a construção de curvas de nível, de terraços no campo, manejo e conservação do solo, geografia, hidrologia, legislação ambiental, então são várias as disciplinas que podem ser contempladas com essa ferramenta", explica.
Sobre a importância da participação dos estudantes no evento, o docente aponta vários aspectos positivos.
"O Showtec é um evento bem grande e muito importante. Há muitas empresas nacionais e até internacionais. Os estudantes estão tendo a oportunidade não só de apresentar os projetos e representar o IFMS, mas também de ter acesso a vários estandes, materiais, palestras, que permeiam a questão do ensino, pesquisa e extensão, e visualizar muitas coisas práticas em relação ao meio agro".
Showtec - É uma feira anual na qual são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).
No ano passado, estudantes e professores do IFMS também apresentaram projetos técnico-científicos no evento. desenvolvidos nos campi Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã
De acordo com a organização do evento, o Showtec 2023 deve receber cerca de 25 mil pessoas e além das tecnologias apresentadas, a programação do evento soma mais de 20 palestras e debates.
Mais informações estão disponíveis no site do evento.