Gestão
IFMS reúne diretores-gerais eleitos para capacitação em liderança
Com o objetivo de capacitar novas lideranças da instituição, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou entre terça e quinta-feira, 21 e 23, o curso Lidera IFMS, com participação de todos os diretores-gerais dos campi, recém-eleitos, e demais gestores da reitoria, incluindo pró-reitores, diretores sistêmicos e assessores.
O evento foi promovido na Faculdade de Tecnologia do SENAI, localizada no bairro Amambaí, em Campo Grande, com a participação da reitora da instituição, Elaine Cassiano.
"Com este curso, buscamos investir no desenvolvimento da liderança dos diretores eleitos e promover uma cultura de excelência, inovação e crescimento contínuo”, afirmou a reitora Elaine Cassiano.
“A capacidade de liderança é fundamental para o sucesso e desenvolvimento do IFMS, considerando os diversos desafios que os novos diretores-gerais irão assumir, como gestão de conflitos, desenvolvimento de pessoal, tomada estratégica de decisões e tantas outras, sempre com o objetivo de atendermos nossa missão institucional. Com este curso, buscamos investir no desenvolvimento da liderança dos diretores eleitos e promover uma cultura de excelência, inovação e crescimento contínuo”, afirmou a reitora.
De acordo com a futura diretora-geral do Campus Corumbá, Renilce Barbosa, o curso foi ofertado em um bom momento, e oportuniza uma integração entre os eleitos, assim como capacitação em tema vital para a condução dos mandatos.
“Nesses dias de formação temos a possibilidade de debater temas pertinentes e intrínsecos à gestão que certamente será fundamental aos novos gestores”.
“A dinâmica tem possibilitado a participação de forma efetiva de todos, com situações que requerem posicionamento sobre diversos temas, de modos correlacionados e práticos”, explicou a futura diretora-geral do Campus Corumbá, Renilce Barbosa.
Para ela, a formatação do curso possibilita a participação de todos com atividades práticas integrativas.
“A dinâmica tem possibilitado a participação de forma efetiva de todos, com situações que requerem posicionamento sobre diversos temas, como autoconhecimento, autocontrole, empatia, relações interpessoais e automotivação, de modos correlacionados e práticos”, explicou.
O regulamento eleitoral da instituição prevê que os novos gestores assumam seus cargos nas direções-gerais para mandato de quatro anos, de 2024 a 2027.
Módulos - Promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), o curso contou com 68 horas/aula, e foi dividido em quatro módulos: Liderança; Contextualização do IFMS; Governança, Integridade e Gestão de Riscos; e Relações Institucionais.
No primeiro módulo, sobre Liderança, foram abordadas as temáticas: Papel dos líderes para efetividade da liderança; Liderança e equipes de alta performance; Liderança, poder e autoridade; e Liderança e Comunicação: Ampliar o autoconhecimento, melhorar as relações interpessoais.
O segundo módulo se propôs a uma contextualização do IFMS, abordando temas como a gestão na reitoria; competências organizacionais; organograma dos campi; fundamentos estratégicos do IFMS e outros.
O terceiro tratou sobre Governança, Integridade e Gestão de Riscos, com os seguintes temas:
- Adaptação da Estrutura de Governança à realidade contemporânea;
- Práticas e técnicas avançadas em Gestão de Riscos;
- Monitoramento contínuo e avaliação de resultados para tomada de decisão;
- Importância da transparência e abertura nas organizações;
- Accountability: enfoque em prestação de contas e responsabilização efetiva;
- Métodos e abordagens para avaliações criteriosas;
- A relevância da auditoria no fortalecimento da integridade organizacional.
Por fim, o quarto módulo abordou as Relações Institucionais, com o estudo de temas como parcerias institucionais, interações políticas, organização, planejamento e execução de eventos e protocolo e cerimonial.