Avaliação do IFMS 2023
Servidores e estudantes podem avaliar Políticas de Gestão
Está aberto a partir desta quarta-feira, 1º, o prazo de participação na Autoavaliação Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). É a última etapa do triênio 2021-2023 deste ciclo do processo avaliativo.
Neste ano, servidores e estudantes da graduação podem responder questões sobre o eixo de Políticas de Gestão, que engloba as seguintes dimensões do Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes): Política de Pessoal, Organização e Gestão, e Sustentabilidade Financeira.
O prazo de participação foi prorrogado e segue aberto até 24 de novembro. Os interessados devem acessar o Sistema de Autoavaliação, utilizando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Se o participante esqueceu ou ainda não tiver senha, é possível gerar uma por meio do próprio sistema.
As questões são objetivas e usam uma escala de parâmetro que vai de 0 a 5 (desconheço, muito ruim, ruim, regular, bom e ótimo). Também há espaço para envio de comentários ou sugestões.
As respostas ao questionário – que é segmentado de acordo com os públicos discente, docente e técnico-administrativo – buscam contribuir para o aperfeiçoamento contínuo do IFMS.
Histórico do Ciclo - No processo iniciado em 2021, foram avaliados os eixos 1 e 2: Planejamento e Avaliação e Desenvolvimento Institucional, respectivamente.
Já em 2022, a avaliação tratou de temas relacionado aos eixos Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física, abordando questões relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e atendimento estudantil, além de instalações físicas da instituição e infraestrutura virtual.
Autoavaliação - Está prevista no Sinaes, instituído pela Lei nº 10.861/2004. No IFMS, o processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA Central), sendo que nos campi existem representantes locais da comissão.
Os dados obtidos serão repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais.
Mais informações a respeito do processo, incluindo as ações de melhoria e os relatórios das edições passadas, estão disponíveis na página da Autoavaliação Institucional.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito para o endereço eletrônico cpa.central@ifms.edu.br.
* Matéria atualizada às 14h55 de 20/11/2023 para a inclusão da informação de que o prazo de participação no processo de Autoavaliação Institucional foi prorrogado até 24/11/2023.