Extensão
Jogos do IFMS serão mais uma vez em Dourados
A edição 2023 dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) será realizada no município de Dourados. A confirmação foi feita na quinta-feira, 6, por meio de edital. A competição está prevista para ocorrer no mês de junho. É a segunda vez que o campus, localizado na segunda maior cidade do Estado, recebe a disputa – a primeira foi em 2017.
A sede foi escolhida através do edital n° 20/2023. No total, a unidade receberá R$ 92,4 mil para a realização do evento, disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Serão 90 mil reais para custeio – repassados ao coordenador da proposta por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) – e outros 2,4 mil reais destinados ao pagamento de bolsas,através do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex), para os estudantes que participarão da comissão organizadora dos Jogos.
O JIFMS prevê disputas em modalidades individuais e coletivas (atletismo, basquetebol, futsal, futebol, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez,) divididas nas categorias feminina e masculina.
Participam estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O transporte de cada delegação para o evento é custeada pela própria instituição.
No ano passado, a competição ocorreu em Coxim, dois anos após a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus. Os campi Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas também já receberam o evento.
JIFMS – A competição é organizada no campus escolhido como sede, sendo coordenado pela Proex. O objetivo é fortalecer a permanência e o êxito dos estudantes na instituição, além de estimular o trabalho em equipe e o espírito de colaboração, por meio da prática de atividades esportivas. A competição é classificatória para as fases regional e nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs).
O evento também busca promover a troca de experiências entre estudantes, técnicos e docentes, proporcionando disputas em diversas modalidades desportivas, com foco na integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.