Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Mais de 90 pesquisas são apresentadas em Seminário

Graduação

Mais de 90 pesquisas são apresentadas em Seminário

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS divulga produção científica e prepara estudantes de graduação para novos desafios

por Paulo Ricardo Gomes publicado: 22/11/2023 10h36 última modificação: 22/11/2023 10h36

Começa nesta quinta-feira, 23, o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict 2023) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento é um espaço para divulgação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de cursos superiores da instituição por meio dos programas de iniciação científica.

Promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), o seminário reúne em Campo Grande, por dois dias, representantes dos dez campi para apresentação de 94 pesquisas.

“Este é o principal evento da pesquisa dos estudantes de graduação do IFMS, além de ser um momento no qual os trabalhos são apresentados para a comunidade e avaliados por professores", explica o coordenador do Semict 2023, Marco Naka.

A programação inclui também palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do IFMS.

“Este é o principal evento da pesquisa dos estudantes de graduação do IFMS, além de ser um momento no qual os trabalhos são apresentados para a comunidade e avaliados por professores do Instituto e de outras instituições de ensino", explica o professor Marco Naka, coordenador do Seminário.

Naka aponta outros aspectos positivos da realização do evento.

"O Semict também é importante para a captação de recursos, pois faz parte do processo de avaliação do CNPq para concessão de novas bolsas. É um ambiente propício para novas interações e cooperações técnicas, não somente entre os pesquisadores do IFMS, mas também com os de outras instituições”.

Nathaly

Nathaly apresentando trabalho durante o Creem 2023, em Goiás - Foto: Arquivo Pessoal

Experiência - A apresentação de um trabalho no Semict de 2022 foi uma experiência impactante para Nathalya Lagos Vicente Ferreira, estudante do curso de Engenharia Mecânica do Campus Campo Grande.

“É por meio do Semict que temos a oportunidade de expor nossos trabalhos, conhecer novos estudos desenvolvidos nos outros campi, networking com estudantes e uma oportunidade de aprendizado em relação a publicizar a produção científica”, aponta a estudante Nathalya Lagos.

“O Semict é um evento de grande contribuição para as pesquisas no geral, pois é por meio dele que temos a oportunidade de expor nossos trabalhos, conhecer novos estudos desenvolvidos nos outros campi, networking com estudantes e uma oportunidade de aprendizado em relação a publicizar a produção científica do IFMS”, aponta.

Depois de ganhar experiência no Seminário, ela partiu para um voo mais alto, participando do Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), realizado no mês de junho, em Goiás.

No evento, apresentou o trabalho 'Seleção e Projeto de Estruturas Mecânicas para Análise de Vibrações'.

“Participar do Congresso foi uma experiência sensacional, tivemos muitas palestras, apresentações de trabalhos, expus minha pesquisa e lá consegui ter uma percepção de um evento nacional na área da engenharia, o que agregou muito ao meu desenvolvimento pessoal”, completa.

Saiba mais sobre o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica na página do evento. O contato com a Comissão Organizadora é pelo e-mail .