TecnoIF
Prorrogado prazo para submissão de projetos de negócios
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 25 de junho o prazo de submissão de projetos de negócios na seleção para o programa de aceleração nas unidades da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF).
O objetivo é fornecer condições para que as ideias propostas se tornem negócios viáveis e escaláveis nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
A seleção é aberta para estudantes e servidores da instituição que desejem participar do programa, de maneira individual, em duplas ou em equipes, e tenham interesse em criar um negócio inovador a partir de um problema, necessidade ou oportunidade identificada no mercado.
Os interessados devem se inscrever por meio do endereço eletrônico correspondente à unidade TecnoIF no Sistema Bússola. O acesso pode ser feito pela Central de Seleção, onde está publicado o edital de abertura.
O resultado final será divulgado em 29 de junho, de acordo com o cronograma retificado.
Os selecionados receberão apoio da incubadora para a validação do projeto, design e produção de protótipos até a primeira venda. O valor total disponibilizado é de R$ 40 mil, para até dez propostas. O recurso se destina à aquisição de itens de custeio, para implementação do projeto.
Programa de Aceleração - As equipes selecionadas serão integradas à TecnoIF, por meio do sistema de incubação, na modalidade “pré-incubação”. O período de aceleração terá duração de seis meses, a partir da data de início das atividades, seguindo o cronograma previsto em edital.
Na trilha para o desenvolvimento da pré-incubação estão ações como a modelagem do negócio, participação em formação empreendedora, elaboração de um produto minimamente viável e a realização de um evento de lançamento, com a apresentação dos novos negócios à comunidade.
A seleção tem o intuito de apoiar a criação de negócios inovadores e de impacto socioambiental, alinhados a diferentes objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), visando à transformação social do local onde o mesmo será instalado.
TecnoIF - A Incubadora de Empresas do IFMS é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pela instituição.
Os dez campi do IFMS possuem unidades da incubadora. Mais informações estão disponíveis na página da TecnoIF.