O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está sendo representado por três iniciativas no Festival de Empreendedorismo Empreende Fest, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), que teve início nessa quarta-feira, 2, em Campo Grande.
A expectativa é que o festival reúna mais de sete mil pessoas, de 35 municípios do estado, sendo 80 expositores, dentre os quais o Instituto Federal, convidado pela organização para participar do evento.
A programação prevê palestras, painéis, desfiles e apresentações, além da disponibilização dos espaços 'Conexões inovadoras', 'Sala de oportunidade' e 'Atendimento Sebrae'.
"Estamos apresentando projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação, sendo duas ideias de negócios incubadas na TecnoIF [Incubadora de Empresas] de Ponta Porã e Campo Grande. A participação no Festival representa uma excelente oportunidade de integração e networking para nossos professores e estudantes empreendedores”, explica o diretor de Empreendedorismo e Inovação, Gilberto Astolfi.
Acadêmicos de Sistemas para Internet da capital apresentam a empresa júnior 'Pantanal Tech' - Foto: Arquivo Pessoal
IFMS apresenta iniciativas no Empreende Fest até esta quinta-feira, 3 - Foto: Arquivo Pessoal
O professor de Ponta Porã, Alex do Carmo, explica a criação do 'Conecta Feira' - Foto: Arquivo Pessoal
Projetos – Ao todo, estão expostas três iniciativas desenvolvidas nos campi Campo Grande e Ponta Porã.
Da capital, serão apresentadas a Incubadora de Empresas - TecnoIF - do Campus Campo Grande e a empresa júnior do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, a 'Pantanal Tech'.
A professora de Administração, Ivilaine Delguingaro, que acompanha a exposição dos projetos, destaca o potencial que o evento tem para estreitar a relação entre IFMS e o público externo, principalmente no que diz respeito às iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação.
"É importante apresentarmos a TecnoIF para a comunidade, facilitando o desenvolvimento de projetos de inovação. E no caso da ‘Pantanal Tech’, é a oportunidade de os acadêmicos mostrarem a empresa júnior", ressalta a professora de Campo Grande, Ivilaine Delguingaro.
“No que diz respeito à incubadora, atendemos tanto o público interno quanto o externo. Por isso é importante apresentarmos a TecnoIF para toda a comunidade, facilitando o desenvolvimento de projetos de inovação. No evento poderemos estabelecer contato com esse público e atrair um número maior de interessados”, pontua Ivilaine.
“No caso da ‘Pantanal Tech’ buscamos oferecer a oportunidade aos acadêmicos de mostrar a empresa júnior, propiciando sua atuação no mercado, com o desenvolvimento de projetos destinados a necessidades dos possíveis interessados”, comenta.
Do Campus Ponta Porã o projeto apresentado é o 'Conecta Feira', na fase final do edital estadual 'Inova Mais', promovido pelo Sebrae e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect).
Com foco na viabilidade para o desenvolvimento de um aplicativo destinado a resolver a dificuldade de comercialização entre feirantes e setor de serviços alimentícios, o projeto tem a participação do docente de Administração, Alex do Carmo, e do acadêmico de Agronomia, Vinícius Moreira.
“O setor da agricultura produz alimentos é um dos pilares da economia local, movimentando recursos financeiros e gerando empregos em diversas áreas. Um grande desafio é conseguir escoar toda a produção, sendo que, por outro lado, os prestadores de serviços na alimentação muitas vezes, na busca por alimentos frescos e de procedência, têm dificuldade para se conectarem aos produtores locais. Daí a estudo sobre o aplicativo”, detalha Alex.
“Um grande desafio do setor da agricultura é conseguir escoar toda a produção, e por outro lado os prestadores de serviços na alimentação têm dificuldade para se conectarem aos produtores locais. Daí a estudo sobre o aplicativo”, detalha o professor de Ponta Porã, Alex do Carmo.
Até o momento já foram identificados 40 produtores rurais no município de Antônio João e no assentamento Itamarati, além de uma série prestadores de serviços no ramo de alimentação em Ponta Porã. O desenvolvimento do projeto prevê entrevistas e levantamento de informações junto a esse público.
Empreende Fest - O evento é realizado no shopping Bosque dos Ipês e segue nesta quinta-feira, 3, a partir das 13 horas.
Com entrada gratuita, o festival reúne empresários e potenciais empreendedores em busca de tendências, troca de experiências, oportunidades de negócio e conhecimento em gestão de pequenos negócios.
A programação inclui palestrantes de renome nacional e diversas experiências em sintonia com a Semana Estadual de Inovação, além de exposição de negócios e projetos inovadores.
Mais informações estão disponíveis na página do Empreende Fest.