Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Iniciada a oferta de alimentação escolar no Campus Coxim

Assistência Estudantil

Iniciada a oferta de alimentação escolar no Campus Coxim

Refeições preparadas no próprio campus são servidas a estudantes dos cursos técnicos integrados, nos três turnos de aulas
por Cleyton Lutz publicado: 07/11/2024 10h45 última modificação: 13/11/2024 17h55
  • Refeições preparadas no próprio campus começaram a ser ofertadas na segunda-feira, 4 - Foto: Érike de Castro

  • Benefício atende 425 estudantes de cursos presenciais nos três turnos de aula - Foto: Érike de Castro

  • Cinco profissionais foram contratados para preparar as refeições dos estudantes - Foto: Érike de Castro

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começou, nesta semana, a oferta de alimentação escolar. Desde segunda-feira, 4, a 'merenda quente', aquela que passa por processo de cozimento no próprio local,
é servida a estudantes de cursos presenciais.

O benefício atende 425 estudantes dos cursos técnicos integrados, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), nos turnos da manhã, tarde e noite.

“A oferta da alimentação escolar é fundamental e fortalece as ações de permanência e êxito para os nossos estudantes, especialmente os de baixa renda, que têm na merenda uma fonte importante de alimentação equilibrada e nutritiva”, destaca a diretora-geral, Angela Kwiatkowski. 

Para ofertar alimentação escolar, o campus passou por reformas e adequações, o que incluiu a montagem da cozinha e de depósitos para alimentos secos e refrigerados, de forma a atender as legislações sanitárias.

Também foi feita a contratação, por meio de processo licitatório, de uma empresa terceirizada para a formação de uma equipe composta por cinco profissionais responsáveis pela manipulação dos alimentos. 

“A oferta da alimentação escolar é fundamental e vem ao encontro com o fortalecimento das ações de permanência e êxito para os nossos estudantes, especialmente aqueles de famílias de baixa renda, que têm na merenda uma fonte importante de alimentação equilibrada e nutritiva, além de promover hábitos saudáveis”, destaca a diretora-geral do campus, Angela Kwiatkowski. 

O processo de contratação dos profissionais, adequação do campus e aquisição de equipamentos e utensílios foi feito com recursos próprios da unidade. Já os itens alimentícios são adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal.

Alimentação escolar - Faz parte da estratégia do IFMS voltada à melhora do desempenho acadêmico dos estudantes, e para o desenvolvimento social da região por meio da aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar. 

“A merenda nos auxilia na concentração para o desenvolvimento das atividades diárias e faz com que estejamos sempre com a saúde e a nutrição em dia”, pontua a estudante Fernanda de Barros.

A estudante Fernanda de Barros, 17, no 6° semestre do técnico integrado em Alimentos, pontua os benefícios que a alimentação gratuita traz para a comunidade escolar. 

“A merenda nos auxilia na concentração para o desenvolvimento das atividades diárias, uma vez que os alimentos são de qualidade, e faz com que estejamos sempre com a saúde e a nutrição em dia”. 

A colega de curso Emanoeli Oliveira, 18, concorda. “A merenda escolar é de suma importância aos estudantes, principalmente para aqueles que não possuem uma alimentação adequada em casa. A oferta fará com que melhoremos nosso desenvolvimento escolar em todos os aspectos”.

Alimentação escolar - Dos dez campi do IFMS, nove ofertam alimentação gratuitamente a estudantes.

Além de Coxim, a 'merenda quente' é disponibilizada em Aquidauana, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas. Já a 'merenda fria', cujos alimentos não são cozidos no local, é servida em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.

No Campus Jardim, a previsão é de que a alimentação escolar seja ofertada a partir de 2025.