Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Marca do novo Núcleo do IFMS será escolhida em concurso

Núcleo de Produção Digital

Marca do novo Núcleo do IFMS será escolhida em concurso

Estudantes do técnico integrado podem inscrever propostas até 17 de novembro. Prêmio será um smartphone, doado pela Receita Federal
por Paulo Gomes publicado: 14/10/2024 11h44 última modificação: 14/10/2024 11h44

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o concurso que definirá a logomarca do Núcleo de Produção Digital (NPD-MS). O objetivo é criar a identidade visual do NPD para uso em mídias e eventos institucionais.

Podem participar estudantes de cursos técnicos integrados dos dez campi. Todas as regras estão publicadas no Edital nº 057/2024 na Central de Seleção.

A logomarca vencedora receberá como prêmio um smartphone, doado pela Receita Federal. 

"Realizamos esse concurso no intuito de valorizar a criatividade e o talento dos alunos, demonstrando que o NPD é um espaço colaborativo, construído com a participação ativa da comunidade acadêmica", aponta o pró-reitor de Extensão Anderson Corrêa.

No IFMS, o NPD é subordinado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e atua em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Fundação de Cultura e o Colegiado Setorial do Audiovisual do Estado, em prol do desenvolvimento do Audiovisual no MS.

"O Núcleo representa uma oportunidade única de inserção no setor de produção digital, alinhando-se aos avanços tecnológicos e às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico, além de se estabelecer como uma ferramenta essencial para a democratização da produção audiovisual no estado", destaca o pró-reitor de Extensão Anderson Corrêa.

Em relação ao concurso, o gestor ressalta que iniciativas como essa impulsionam a formação prática e crítica dos estudantes, ao mesmo tempo em que reforçam o papel da instituição como protagonista na inovação tecnológica e cultural em Mato Grosso do Sul.

"Realizamos esse concurso no intuito de valorizar a criatividade e o talento dos alunos, demonstrando que o NPD é um espaço colaborativo, construído com a participação ativa da comunidade acadêmica", aponta Corrêa.

Inscrições - Devem ser feitas até 17 de novembro pela Página do Candidato da Central de Seleção. 

A proposta de logomarca deve conter a sigla NPD-MS e estar alinhada ao conceito de 'Uma Rede de Cooperação para o Fomento do Audiovisual no Estado de Mato Grosso do Sul'.

É necessário anexar:

  • comprovante de matrícula no Ensino Médio Integrado do IFMS;
  • justificativa conceitual detalhando o significado e a escolha dos elementos da logomarca;
  • layout da proposta em um dos formatos aceitos (CorelDraw, TIFF, PNG, JPEG ou PDF em alta definição);
  • Termo de Cessão de Direitos Autorais, assinado pelo participante (e seu responsável legal, se aplicável). 

Quem não possui acesso à internet pode procurar a Central de Relacionamento (Cerel) do campus em que estuda para fazer a inscrição.

Julgamento - Será realizado por uma comissão composta por membros do NPD, um profissional de Programação Visual, um representante da Assessoria de Comunicação Social do IFMS e um representante do Ministério da Cultura (MinC).

Serão utilizados quatro critérios para a avaliação, que será feita por meio de notas de 0 a 10:

  • clareza de conceito (3 pontos);
  • originalidade (3 pontos);
  • qualidade estética (3 pontos);
  • aplicabilidade em escala de cinza e monocromática (1 ponto).

O resultado final do concurso será divulgado no dia 29 de novembro​.

"A logomarca escolhida não será apenas um símbolo visual, mas uma representação do compromisso do IFMS com a inovação, inclusão e o desenvolvimento da produção digital no estado", destaca Corrêa.

"A logomarca escolhida não será apenas um símbolo visual, mas uma representação do compromisso do IFMS com a inovação, inclusão e o desenvolvimento da produção digital no estado. Estamos entusiasmados com a participação dos estudantes e confiantes de que o resultado refletirá a diversidade e o potencial criativo que temos em nossa instituição", finaliza o pró-reitor.

NPD - De acordo com o Regimento Interno que estabelece a organização geral do Núcleo, o núcleo é um órgão colegiado de natureza técnica, consultiva e deliberativa sobre as proposições de produções audiovisuais no âmbito do IFMS.

Tem suas ações, atos e/ou atividades regidas por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 047/2017, firmado com o MinC.

Sua finalidade é propor, acompanhar e fiscalizar as atividades de apoio à produção e à difusão não comercial audiovisual independente, bem como a formação e aprimoramento profissional e artístico de jovens e adultos no campo do audiovisual, por meio de diversas ações.

Quem quiser entrar em contato com o Núcleo deve enviar e-mail para .