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Olimpíadas científicas impulsionam desenvolvimento de estudantes
A participação em olimpíadas do conhecimento tornou-se uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Estudantes e professores relatam que as competições contribuem para o desenvolvimento de habilidades, como resolução de problemas, pensamento lógico, trabalho em equipe e gestão do tempo. Além disso, proporcionam experiências que favorecem o crescimento pessoal e a capacidade de lidar com desafios.
Uma série de projetos de incentivo à participação nas olimpíadas de conhecimento está em andamento no IFMS porque foram selecionados no edital de fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Propi). Dentre os eventos que os estudantes participaram estão a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF).
"A participação em olimpíadas científicas é uma excelente forma de incentivar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, preparando-os para desafios futuros e carreiras de sucesso em diferentes áreas do conhecimento”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação, Roselene Ferreira.
“Os estudantes têm a oportunidade de conhecer outros jovens talentosos, bem como profissionais da área, criando uma rede de contatos que pode ser valiosa para seu futuro acadêmico e profissional. A participação em olimpíadas científicas é uma excelente forma de incentivar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, preparando-os para desafios futuros e carreiras de sucesso em diferentes áreas do conhecimento”, explica a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação, Roselene Ferreira.
Um dos projetos desenvolvidos por meio do edital é o 'Jornada Científica: Rumo às Olimpíadas Nacionais com o IFMS-, do Campus Ponta Porã. Atualmente coordenado pelo professor Willian Carvalho, o projeto oferece aulas semanais de treinamento e busca recursos para financiar as viagens para as competições de Matemática.
Segundo Carvalho, as olimpíadas fomentam o interesse por ciência, tecnologia, engenharia e matemática, preparam os estudantes para enfrentar os desafios do século XXI e contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional do país.
“A OBR estimula o desenvolvimento de habilidades em robótica, o trabalho em equipe, a criatividade e a resolução de problemas. A OMIF é um ambiente desafiador para estudantes, incentiva a integração entre os participantes e reconhece talentos na área. Já a OBMEP promove a inclusão social, identifica jovens talentosos e melhora a qualidade do ensino básico”, explica o professor.