Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > Diplomada primeira turma de técnicos do Assentamento Itamarati

Ponta Porã

Diplomada primeira turma de técnicos do Assentamento Itamarati

Papel da educação a distância em ampliar o acesso à formação de moradores de áreas mais afastadas é colocado em prática no IFMS
por Laura Silveira publicado: 18/03/2025 16h26 última modificação: 31/03/2025 14h39
  • Dos 38 concluintes do técnico em Administração no Assentamento Itamarati, 37 são mulheres

  • Estiveram presentes no evento autoridades locais e gestores do IFMS

  • Formatura ocorreu no auditório da subprefeitura do distrito de Nova Itamarati

Fotos: Camila Souza, Luis Vitor Neves e Franceline Bruschi Leal

No último dia 14, o Assentamento Itamarati foi palco da primeira cerimônia de diplomação no recém-criado polo de educação a distância do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no distrito de Nova Itamarati.

O evento foi realizado no auditório da subprefeitura de Nova Itamarati com a presença do subprefeito Vitor Carlos Neves, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira, representando a reitora Elaine Cassiano, o diretor-geral do Campus Ponta Porã, Izidro Lima Junior, e outras autoridades locais.

O curso técnico subsequente em Administração é oferecido pelo Campus Ponta Porã do IFMS no polo EAD instalado na Escola Estadual Professor José Edson Domingos dos Santos, a 50 km de distância da cidade. O espaço foi estruturado por meio de uma parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Campus Dourados, que doou 25 computadores para a realização das atividades pedagógicas.

  • Polo EAD do IFMS está instalado na Escola Estadual Professor José Edson Domingos dos Santos

  • O Centro de Recondicionamento de Computadores do Campus Dourados doou 25 equipamentos para a implantação do polo

Inaugurado em 2024, o polo visa ampliar o acesso à educação técnica e profissionalizante em áreas rurais.

"No Assentamento Itamarati, a EAD permitiu que muitos estudantes se capacitassem sem precisar sair de sua comunidade. É fundamental o papel da educação a distância na interiorização do ensino, garantindo que o direito constitucional à educação seja efetivamente acessível a mais pessoas", ressalta a diretora do Cread, Lia Nara Quinta.

"No Assentamento Itamarati, a EAD permitiu que muitos estudantes se capacitassem sem precisar sair de sua comunidade, ampliando suas oportunidades de formação. É fundamental o papel da educação a distância na interiorização do ensino, garantindo que o direito constitucional à educação seja efetivamente acessível a mais pessoas", ressalta a diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) do IFMS, Lia Nara Quinta.

A diretora ressalta a importância do Instituto Federal como indutor na formação profissional de quem está longe dos centros urbanos.

"O IFMS tem sido um agente nesse processo, possibilitando que mais cidadãos exerçam esse direito. Sem a EAD, o acesso à educação seria significativamente mais difícil para muitas dessas pessoas".

O coordenador de Educação a Distância do Campus Ponta Porã, professor Guilherme Princival, também salienta que os cursos a distância permitem que muitas pessoas possam superar desafios e tenham acesso à educação.

"Para fazer um curso pela educação a distância não é preciso sair de casa todos os dias para estudar. A modalidade permite que os estudantes consigam realizar esse tipo de capacitação, principalmente nesses locais mais afastados, como o Itamarati, em que a dificuldade é ainda maior por conta do deslocamento".

  • O coordenador de Educação a Distância do Campus Ponta Porã, Guilherme Princival (à esq.) esteve presente na cerimônia

Concluintes - O curso, com duração de um ano, ofereceu aos estudantes conhecimento em áreas como gestão de pessoas, finanças, marketing e empreendedorismo, preparando-os para atuar no mundo trabalho ou gerir seus próprios negócios.

Uma das 38 estudantes diplomadas, Iliane Lubenow, 36, destaca a praticidade de um curso realizado a distância.

"O fato de o curso ser on-line me ajudou muito por ser mais prático para quem trabalha fora, inclusive eu, que trabalho longe da cidade, em uma fazenda", destaca a concluinte Iliane Lubenow.

"Participar do curso foi uma experiência maravilhosa! O fato de ele ser on-line me ajudou muito por ser mais prático para quem trabalha fora, inclusive eu, que trabalho longe da cidade, em uma fazenda. Hoje quero somente agradecer ao IFMS pela oportunidade".

Formar-se na primeira turma do polo é motivo de orgulho para Alyne Alexandre Lopes, 41. Com a vida dividida entre Ponta Porã - onde trabalha na área de faturamento de uma empresa - e o assentamento, onde mora aos finais de semana, a nova técnica em Administração acredita que o IFMS abriu oportunidades para os moradores locais.

"O Itamarati é o maior assentamento da América Latina. Para nós, as dificuldades para conseguirmos nos aperfeiçoar no mercado de trabalho são diversas, principalmente a distância até Ponta Porã. Assim, vimos uma porta gigante que se abriu, pois o IFMS trouxe para cá todos os recursos necessários, docentes e tutores de total atenção e disponibilidade", ressalta.

Alyne se mostra grata ao trabalho desenvolvido pelo professor Guilherme e todo o suporte dado, e aos colegas de turma, e se emociona ao lembrar da formatura, momento que ficará marcado em seu coração e memória.

"Vimos uma porta gigante que se abriu, pois o IFMS trouxe para cá todos os recursos necessários, docentes e tutores de total atenção e disponibilidade", ressalta a formanda Alyne Lopes.

"Apesar do pouco contato presencial, todos lutamos pelo mesmo objetivo e chegamos lá! Nossa formatura foi linda, emocionante, sem dúvida foi um momento histórico para mim, em particular, pois tive a honra de ser a juramentista e oradora da turma. Gratidão eterna a todos os envolvidos, e parabéns ao IFMS por tornar nossos sonhos realidade".

Para o futuro imediato, Alyne já tem planos, e eles incluem o IFMS.

"As aulas do curso a distância contaram com muito aprendizado, inovação, flexibilidade, nos fazendo acreditar a cada dia que tínhamos o suficiente para nos tornarmos grandes profissionais! Foi só o começo de uma jornada que pretendo continuar percorrendo com vários outros cursos que o IFMS trouxer para nós dentro do assentamento. Já estou matriculada no curso de Logística, inclusive", planeja.

É o mesmo objetivo de Iliane, que também pretende continuar os estudos. "Já estou matriculada no novo curso de Logística que vai ser ofertado pelo IFMS aqui no distrito de Nova Itamarati, pois meu objetivo é voltar a trabalhar na área administrativa, e quero estar preparada para isso assim que surgir uma vaga", revela.

  • Iliane e Alyne são duas dos 38 concluintes do curso

  • Ambas pretendem continuar os estudos e já estão matriculadas em outro curso ofertado pelo IFMS

Curso de Logística - A nova oportunidade para os moradores do Assentamento Itamarati e região é o curso técnico subsequente em Logística, que também será ofertado a distância no Polo Nova Itamarati.

O curso gratuito tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na gestão de cadeias de suprimentos, transporte e armazenamento, áreas essenciais para o desenvolvimento econômico da região. 

Curso Técnico Subsequente em Logística - Polo Nova Itamarati
As inscrições estão abertas, e as aulas devem começar na semana que vem. 
O requisito é ter concluído o ensino médio.
Os interessados podem entrar em contato com o professor Guilherme Princival:
WhatsApp (67) 99922-9469, ou endereço eletrônico coead.pp@ifms.edu.br.

Mulheres em Destaque - O público feminino representa a maioria dos matriculados e concluintes de cursos ofertados pela educação a distância do Campus Ponta Porã, como aponta o professor Guilherme.

Dos 38 concluintes do curso técnico subsequente em Administração no Assentamento Itamarati, 37 são mulheres, evidenciando a força feminina na busca por qualificação e transformação social.

"De maneira geral, há alguns anos tenho notado uma maior procura do público feminino pelos cursos EAD de todas as modalidades, desde os cursos de qualificação profissional até os cursos técnicos, a matrícula desse público feminino já é muito maior do que dos homens, e o aproveitamento é esmagador. No Itamarati, foram 43 matriculados, sendo três do sexo masculino, e somente um concluiu o curso", comenta.

O docente ressalta que a maioria já está matriculada no curso técnico em Logística que será ofertado no Polo Itamarati.

A presença predominantemente feminina também ocorre nos demais polos EAD. Na semana passada, por exemplo, o Campus Ponta Porã realizou outras cerimônias de diplomação para concluintes dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Logística, e 'elas' eram maioria.

"As mulheres têm aquilo que os cursos EAD precisam, que é disciplina. Esse é o diferencial delas e é aquilo que qualquer curso nessa modalidade exige", avalia o coordenador da Educação a Distância em Ponta Porã, Guilherme Princival.

Em Amambai, a solenidade foi na terça-feira, 11, na Câmara Municipal, com a entrega de 37 diplomas. Já na quarta-feira, 12, foram 41 concluintes, em cerimônia realizada no auditório da prefeitura de Antônio João. 

"Nessas diplomações, 90% dos formandos são do sexo feminino. Mesmo diante de todos os problemas que vão surgindo, as mulheres não desistem fácil dos cursos. Elas têm aquilo que os cursos EAD precisam, que é disciplina. Diante de tantos afazeres, muitas trabalham fora e ainda têm que cuidar da casa, filhos etc, mas elas têm disciplina de fazer as atividades aos finais de semana, por exemplo. Esse é o diferencial delas e é aquilo que qualquer curso nessa modalidade exige", avalia o coordenador.

Para Alyne, ver a turma ser formada por mulheres demonstra o que elas, de fato, desejam na vida.

"O curso teve 99% de público feminino, mostrando o quanto nós mulheres hoje em dia buscamos cada vez mais a força da igualdade! Estamos conquistando nosso espaço, mostrando que a educação é uma ferramenta poderosa de empoderamento", finaliza.

  • Público feminino é grande maioria nos cursos a distância do Campus Ponta Porã

EAD - De acordo com dados do Cread, atualmente, o IFMS conta com mais de 20 mil matrículas na educação a distância. A instituição oferta cursos totalmente gratuitos para diferentes públicos nessa modalidade:

  • técnicos subsequentes, para quem tem ensino médio e quer ter uma formação profissional;
  • qualificação profissional, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC);
  • cursos de pós-graduação, oferecidos via sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e
  • cursos livres, totalmente on-line e autoinstrucionais.

Saiba mais sobre os cursos na página da Educação a Distância!