Educação a Distância
Oferta de cursos livres é ampliada para 41 opções
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), por meio do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), disponibilizou três novos cursos livres na plataforma on-line. Com isso, a oferta foi ampliada para 41 opções de cursos livres gratuitos com os os mais variados temas.
As três novas opções são 'Inclusão no Ambiente Escolar: Tecnologias Assistivas' e 'Narrativas Históricas de Mato Grosso do Sul', propostos pelo professor Andre Luis Monteiro Ferreira Lopes, do Campus Nova Andradina; e 'Modelagem 3D de Sólidos: Básico', elaborado pelo professor Carlos Vinicius Xavier Bessa, do Campus Três Lagoas.
Os cursos livres do IFMS possibilitam o acesso ao conhecimento em diversas áreas, proporcionando flexibilidade e autonomia nos estudos, uma vez que permitem ao estudante avançar no conteúdo conforme seu próprio ritmo.
De curta duração e oferecidos na modalidade de educação a distância, possuem cargas horárias que variam de 20 a 60 horas. Outra vantagem é que a certificação é feita pelo próprio estudante, ao final do curso livre.
"É um curso que colabora para derrubar barreiras no processo de inclusão, pois permite que o cursista conheça as principais tecnologias que podem garantir autonomia a alunos com deficiência", explica o professor André Luis Lopes.
Inclusão no Ambiente Escolar - Com carga horária de 20 horas, o curso explora o conceito e a relevância da Tecnologia Assistiva (TA), suas diversas categorias e a legislação que a fundamenta.
O conteúdo traz exemplos práticos de TAs de baixo custo e soluções direcionadas a diferentes necessidades, sendo relevante para professores, profissionais da educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes da área de inclusão e qualquer pessoa interessada em promover ambientes educacionais mais acessíveis.
"É um curso que colabora para derrubar barreiras no processo de inclusão, pois permite que o cursista conheça as principais tecnologias que podem garantir autonomia e liberdade a alunos com algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva ou física. Com um maior numero de pessoas conhecendo as Tecnologias Assistivas é possível cobrar sua implementação no ambiente escolar", explica o proponente do curso, André Luis.
"Além de possibilitar acesso às narrativas históricas que tratam do conhecimento regional, o conteúdo colabora para construção do sentimento de pertencimento e formação da identidade regional", destaca o professor Andre Luis.
Narrativas Históricas de MS - Também com carga horária de 20 horas, o curso é uma imersão na história regional, abordando temas como a ocupação, o povoamento e a reforma agrária no sul do antigo Mato Grosso, a criação do estado e a complexa questão indígena.
O conteúdo é voltado a estudantes e professores de História, Geografia e Ciências Sociais, pesquisadores e profissionais do setor cultural e turístico que lidam com o patrimônio histórico regional.
"É um curso que viabiliza o conhecimento histórico introdutório sobre o processo de reocupação do sul de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. Além de possibilitar aos cursistas acesso às narrativas históricas que tratam do conhecimento regional, o conteúdo colabora para construção do sentimento de pertencimento e formação da identidade regional", destaca o professor Andre Luis.
"A modelagem 3D é hoje uma habilidade transversal, atendendo diversas áreas. O curso busca oferecer as bases necessárias para quem quer explorar o universo de forma autônoma e criativa", detalha o proponente, Carlos Bessa.
Modelagem 3D - Com carga horária de 32 horas, a formação oferece uma introdução abrangente ao software Inventor, desde a familiarização com a interface e a navegação até o domínio das técnicas de modelagem por extrusão, revolução, varredura, transição e a aplicação de features.
O público-alvo são interessados em design de produtos e jogos, cultura maker, manufatura digital, engenharia e arquitetura.
"A modelagem 3D é hoje uma habilidade transversal, atendendo áreas da engenharia, design, arquitetura e artes, permitindo dar forma material às ideias e projetar o futuro. O curso busca oferecer as bases necessárias para quem quer explorar o universo de forma autônoma e criativa", detalha o proponente, Carlos Bessa.
Inscrições - São gratuitas e, neste primeiro semestre, devem ser feitas até 18 de junho. Já os cursos precisam ser concluídos até 30 de junho.
Para se inscrever basta acessar a plataforma de Cursos Livres do IFMS, fazer o cadastro com dados como nome, CPF e e-mail, e escolher o curso.
Confira a lista dos 41 cursos livres ofertados pelo IFMS:
- A Interdisciplinaridade no Contexto da EPT
- Álgebra Básica II
- Assédio Moral e Sexual: Prevenção e Enfrentamento
- Comunicação Eficaz para Vendas
- Conceitos Básicos de Química
- Conhecer para incluir: TEA no contexto escolar
- Criação de Pintados em Tanques Elevados
- Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Diálogos sobre Evasão Escolar
- Diversidade e Relações Étnico-Raciais
- Ética e Integridade na Pesquisa
- Espanhol: Língua e Cultura
- Estratégias de Ensino e Aprendizagem
- Filosofia Antiga
- Formação para Bancas de Heteroidentificação
- Formação Pedagógica para EaD
- Francês Básico
- Informática Básica
- Inclusão em Ação: Atendimento Educacional Especializado
- Inclusão no Ambiente Escolar: Tecnologias Assistivas
- Iniciação ao Empreendedorismo
- Introdução à Ciência de Dados
- Introdução à Inteligência Artificial
- Introdução à Lógica
- Introdução à Lógica de Programação com Arduino
- Let Us Play
- Libras Básico
- Libras Intermediário
- Lógica de Programação com Arduino (Intermediário)
- Luz, Câmera e Animação: Stop Motion na Ciência
- Marketing Digital
- Matemática: Álgebra Básica
- Matemática Financeira
- Modelagem 3D de Sólidos: Básico
- Moodle Básico para Educadores
- Narrativas Históricas de Mato Grosso do Sul
- Operação dos Tratores Linha 5E
- Produção de Videoaulas
- Programação de Robótica Lego EV3
- Redação e as Bases Científicas
No segundo semestre, as inscrições são reabertas, com novo cronograma.
Mais informações sobre os cursos livres podem ser obtidas pelo e-mail cursoslivres@ifms.edu.br .