Ensino
Abertas 193 vagas de monitoria para segundo semestre
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto no Programa de Monitoria para o segundo semestre. São ofertadas 193 vagas nos dez campi da instituição.
A seleção é destinada a estudantes de cursos técnicos e da graduação e prevê aos monitores o pagamento de bolsas-auxílio nos valores de R$ 150,00 (cursos técnicos) e R$ 200,00 (graduação).
O edital de abertura do processo seletivo - documento que traz a relação de vagas por campus - está disponível na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições - Deverão ser feitas entre 12 a 16 de agosto, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi.
O interessado deverá entregar o requerimento de inscrição, que será disponibilizado na Central de Seleção, preenchido e assinado. Ao final, receberá um protocolo de confirmação.
Poderão se inscrever estudantes que estejam cursando, no mínimo, o segundo período de curso técnico ou da graduação. Além disso, devem ter sido aprovados na unidade curricular que caracteriza a área da monitoria pretendida e ter compatibilidade de horário para o desenvolvimento das atividades propostas.
Os candidatos não podem ter sido monitores nos últimos quatro semestres de forma consecutiva, não podem ter desistido de monitoria anteriormente, e também não podem estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.
Seleção - Será feita por meio de entrevista e avaliação do coeficiente de rendimento dos estudantes.
A seleção será conduzida pelo diretor de Ensino ou servidor por ele indicado, pelo coordenador de curso ou eixo, e por um docente da área da vaga, preferencialmente, o professor orientador da monitoria.
A entrevista individual será realizada de 19 a 27 de agosto, quando serão avaliados o interesse do candidato pela área, o perfil para a atividade de monitor, a desenvoltura, entre outros critérios.
O resultado preliminar será divulgado no dia 29 de agosto, e o final está previsto para 4 de setembro.
Monitoria - O estudante selecionado irá desenvolver atividades de monitoria por oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias.
O monitor presta apoio ao aprendizado dos demais estudantes, atividade que pode despertar o interesse pelo ensino e oportuniza a participação no processo educacional.
Todas as atividades desenvolvidas pelos monitores devem estar previstas no plano de atividades, elaborado de forma conjunta com o professor orientador.