Ensino
Campi realizam planejamento para retorno às aulas

Na Capital, foram realizadas atividades com foco na educação ambiental e inclusão
Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão em preparação para o início do ano letivo. Durante a semana, as unidades realizam uma série de atividades de planejamento, que incluem ações recreativas, apresentações, mesas-redondas, palestras, oficinas, reuniões e treinamentos.
Em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, a Semana Pedagógica se encerra nesta quarta-feira, 5. Já em Jardim, Naviraí e Nova Andradina, as atividades se estendem até sexta-feira, 7.
A Semana Pedagógica visa planejar e alinhar as atividades que serão desenvolvidas durante o semestre letivo, permitindo que os servidores se conheçam melhor.
“Nela há espaço para a integração entre a gestão e os demais servidores. São articuladas as atividades que serão promovidas, sendo que cada campus tem autonomia para escolher os temas que serão abordados, de acordo com suas prioridades”, explica a pró-reitora de Ensino do IFMS, Cláudia Fernandes.
“Nela há espaço para a integração entre a gestão e os demais servidores. São articuladas as atividades que serão promovidas, sendo que cada campus tem autonomia para escolher os temas abordados, de acordo com suas prioridades”, explica a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.
Para os professores, o período para planejamento é parte importante das atividades docentes.
“O professor se capacita, recebe orientações gerais e pode trabalhar nos planos de ensino. Com isso, ele conseguirá se planejar para os assuntos que serão trabalhados em sala, de acordo com o número de aulas ministradas, além de adequar seu cronograma de acordo com os eventos previstos para o ano, como a Semana do Meio Ambiente e a Semana de Ciência e Tecnologia”, aponta.
Programação - Confira alguns destaques da Semana Pedagógica nos campi do IFMS:
Em Aquidauana são realizadas oficinas sobre o modelo de negócios Canvas e duas mesas-redondas com os temas “Educação escolar versus educação indígena: as diferenças sócio-histórico-culturais e os desafios enfrentados pelos estudantes indígenas” e “Acesso, permanência e formação dos estudantes negros”.
Na Capital, está prevista uma série de atividades voltadas a servidores e pais convidados. Entre os temas abordados estão racismo na adolescência, práticas pedagógicas para alunos deficientes, educação ambiental e a relação entre educação, inclusão e direitos humanos. A abertura das atividades, na segunda-feira, 3, foi feita na Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Mariluce Bittar.
Já em Corumbá, além da recepção dos servidores, apresentações e sistematização das atividades docentes, ocorre também um debate junto aos professores com o tema “Relações interpessoais no ambiente de trabalho” e uma roda de conversa sobre concepções de autismo na escola, baseada na troca de experiências sobre o acompanhamento de estudantes autistas.
Em Coxim, é realizada uma apresentação sobre os planos de ensino e o novo Regulamento da Organização Didático-Pedagógica (ROD). Os docentes também recebem orientações sobre fluxos para substituições e trocas de aula, programação de conteúdos e sua execução.
Entre as atividades previstas para Dourados estão apresentações sobre o novo ROD, os cursos ofertados pela unidade e o projeto pedagógico do curso técnico integrado em Informática para Internet, além de uma palestra sobre o atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas.
Na programação de Jardim estão a apresentação dos projetos de extensão desenvolvidos na unidade, palestras sobre a legislação que trata sobre a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos e sobre as relações étnico-raciais na educação básica, além de mesa-redonda, capacitações e lançamentos de livros.
Em Naviraí, ocorre apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão e das ações do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), reuniões com os docentes dos diferentes cursos ofertados na unidade e um treinamento em metodologias ativas e gamificação.
Palestras sobre permanência e êxito de estudantes na Rede Federal, currículo integrado, curricularização da extensão e interdisciplinaridade estão na programação de Nova Andradina. O novo ROD também estará em pauta.
Em Ponta Porã, estão previstas atividades coordenadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo Napne do campus. As metodologias ativas, em sua relação com o novo ROD e com os projetos pedagógicos dos cursos, também serão tema de mesas-redondas.
E para encerrar, em Três Lagoas, ocorrem palestras sobre primeiros socorros no ambiente escolar e assédio moral no trabalho, além da apresentação do novo ROD e orientações sobre as atividades docentes.
Calendário - O ano letivo para os estudantes do IFMS começa nesta quinta-feira, 6, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Para os discentes de Jardim, Naviraí e Nova Andradina, o início das aulas será na segunda-feira, 10.
Os estudantes e servidores dos dez campi podem acessar os calendários acadêmicos do ano letivo de 2020, que traz informações sobre os períodos de matrícula, início e fim de aulas em cada semestre e datas previstas para realização de eventos sistêmicos e locais.
Nos calendários, também é possível consultar feriados, períodos de férias e recesso, sábados letivos e datas para entrega de notas, planos de ensino e relatórios.