Comunicação
Está no ar o novo site do IFMS
Como forma de se adequar às normas exigidas pelo Governo Federal e garantir mais informação, transparência e autonomia, a partir desta terça-feira, 29, está disponibilizado o novo site do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ele segue o modelo de portal institucional padrão indicado a todos os órgãos do poder executivo federal.
“Além de ser uma necessidade se adequar aos padrões do Governo Federal, o novo site do IFMS dá mais transparência e visibilidade à instituição e atende, de uma forma mais satisfatória, a nossa comunidade. Esse é mais um importante passo para o desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.
“Além de ser uma necessidade se adequar aos padrões do Governo Federal, o novo site do IFMS dá mais transparência e visibilidade à instituição e atende, de uma forma mais satisfatória, a nossa comunidade. Esse é mais um importante passo para o desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.
O novo site foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti). Setores da reitoria e dos campi também contribuíram com sugestões de menus e conteúdo.
“O site é o principal veículo de comunicação do IFMS. Agora, ele está mais próximo ao cidadão, com mais informação e acessibilidade, garantindo o acesso igualitário a pessoas com deficiência e permitindo a navegação a partir de qualquer dispositivo conectado à internet”, ressaltou o assessor de Comunicação Social, Vinícius Bazenga Vieira.
Desenvolvimento – Os trabalhos para desenvolvimento do novo site tiveram início em 2015. Além da Ascom e Dirti, diversos setores da reitoria e dos campi participaram do processo, incluindo os gestores da instituição.
A concepção do novo site foi, inclusive, tema de capacitação ofertada em agosto de 2016. Participam da oficina “Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal e criação do novo site do IFMS” representantes do gabinete da reitoria, pró-reitorias, diretorias sistêmicas, Ouvidoria, Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, além de servidores designados pelos diretores-gerais para colaborar com as atividades de comunicação nos campi.
Além de definir conjuntamente o público-estratégico do novo site, os participantes ajudaram na elaboração de uma proposta de menus do novo site com base na classificação de informações, e na identificação e mapeamento de conteúdos por unidade e setor da instituição.
Estrutura do novo site – Foram reformuladas todas as páginas de conteúdo e a forma de disponibilização de informações.
“Há mais informação, transparência e autonomia. O IFMS passa a publicar uma série de dados e informações que ainda não estavam disponíveis ao cidadão”, resume Vinícius sobre o novo site.
“Há mais informação, transparência e autonomia. O IFMS passa a publicar uma série de dados e informações que ainda não estavam disponíveis ao cidadão”, resume Vinícius sobre o novo site.
São mais de 300 páginas de informações institucionais, com destaque para as páginas dos campi. Cada unidade do IFMS passa a ter um espaço específico para veiculação de ações e programas desenvolvidos localmente.
Agora também é possível ter acesso, por exemplo, aos dados das avaliações realizadas pelo MEC, aos convênios de estágio firmados por cada campus, ao currículo lattes dos professores da instituição e aos projetos de pesquisa desenvolvidos em cada unidade.
Entre os principais menus, está o de “Cursos”, no qual é possível consultar a variedade da oferta do ensino do IFMS. No “Acesso à Informação”, o cidadão pode verificar as ações e programas do IFMS, formas de participação social, informações sobre receitas e despesas, entre outras.
Os principais temas pertinentes à instituição também estão elencados no menu “Assuntos”: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Planejamento, Eventos, Estudante e Servidor.
Na “Central de Conteúdo”, estão disponibilizados todos os Documentos Institucionais, como Boletins de Serviço, formulários e requerimentos, Planos, Políticas, Relatórios, Calendários, Projetos Pedagógicos de Cursos, Regulamentos e Regimentos, Manuais e Programas.
O antigo site do IFMS continuará disponível para a comunidade, mas apenas para consulta. A última atualização do veículo foi realizada nessa segunda-feira, 28.
Portal Institucional Padrão - O novo site do IFMS segue o previsto no Portal Institucional Padrão, modelo que permite que o portal de cada órgão do Poder Executivo seja reconhecido como propriedade digital do Governo Federal, gerando um ambiente com credibilidade junto aos internautas.
A infraestrutura foi desenvolvida com base nos eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual.
“Para desenvolvimentos do novo site do IFMS, seguimos a mesma estrutura, estética, organização e recursos de acessibilidade de outras propriedades do poder executivo, de forma que o usuário possa reconhecer imediatamente que está num ambiente digital do Governo Federal”, explicou o programador visual do IFMS, Murilo Delmondes.
O Portal Institucional Padrão também é responsivo, ou seja, concebido de maneira flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos.
Para execução do trabalho, os órgãos devem seguir o disposto no manual de diretrizes de comunicação digital do Governo Federal, no guia de estilo de sítios e portais da identidade padrão da comunicação digital do Governo Federal e no Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG).
A Instrução Normativa nº 8/2014 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) disciplina a implantação e a gestão da Identidade Padrão de Comunicação Digital das propriedades digitais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
Dúvidas – Em caso de dúvidas no acesso ao novo site do IFMS, o recomendado é consultar o Mapa do Site para compreender a organização das informações.
O contato para sugestão de melhorias ou notificação de problemas de acesso pode ser feito pelo e-mail ascom@ifms.edu.br.