Extensão
Estudantes de Ponta Porã conduzem debate sobre política
Estudantes do Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conduziram um debate sobre o atual contexto político no Brasil. A atividade de extensão foi realizada no último sábado, 28, no Sindicato Rural do município.
Tendo como tema “Ideias e debates: dialogando sobre política”, a atividade – vinculada à disciplina de Sociologia dos cursos técnicos integrados em Agricultura e Informática – contou com a participação de docentes, empresários, além de militantes políticos, sindicais e estudantis.
Foram abordados temas como relação entre política e poder, democracia, cidadania, direitos civis, humanos, políticos e sociais, além do projeto “Escola sem partido”.
A ideia da atividade surgiu nas aulas da disciplina a partir do debate realizado pelos estudantes sobre política, democracia, cidadania e movimentos sociais. A proposta era que os alunos se envolvessem com o conteúdo de forma autônoma. Divididos em grupos, eles tinham o desafio de abordar os assuntos: contextualização, conceitos e relações com o Brasil.
"Convidamos atores sociais de diferentes perspectivas para dialogar com nossos alunos. Adotamos a dinâmica no estilo ‘roda viva’, com os participantes respondendo às perguntas feitas pelos nossos estudantes”, explicou a professora de Sociologia, Fabricia Viviani.
“A medida que problematizávamos essas questões no contexto nacional, emergiam vários questionamentos sobre a atual crise política brasileira e seus desdobramentos. Percebemos, então, a necessidade de ampliar o debate, compreendendo as várias formas de se pensar tais temáticas”, explicou a professora de Sociologia, Fabricia Viviani.
“A partir disso, convidamos atores sociais de diferentes perspectivas para dialogar com nossos alunos e, assim, evidenciar diversos posicionamentos e análises políticas. Para tanto, adotamos a dinâmica no estilo ‘roda viva’, com os participantes respondendo às perguntas feitas pelos nossos estudantes”, complementou.
A atividade envolveu um público de 80 participantes, entre expectadores e debatedores.
Oportunidade – A iniciativa proporcionou aos estudantes a ampliação de conhecimentos e o aprofundamento do debate sobre o período político que o país passa, atualmente.
“No decorrer das aulas, foi possível observar o quanto a maturidade dos alunos se desenvolveu. Vendo que nós estávamos aptos para uma discussão mais aprofundada, nos foi dada a oportunidade de debater e esclarecer dúvidas com atores políticos, que trouxeram diferentes opiniões e visões sobre os temas tratados”, comentou a estudante Ana Julia Gesser, do 6º semestre do curso técnico em Agricultura.
Ana Gabriela Fernandes, também estudante do 6º semestre do curso técnico em Agricultura, destaca o quanto sua compreensão sobre o assunto mudou. “No início, víamos política como algo isolado, que não envolvia nosso universo. A partir dos debates, percebemos a complexidade do tema e a capacidade de influenciar no nosso dia a dia”.
Os encontros serão realizados semestralmente, sempre com a participação da comunidade.