Extensão
Estudantes podem pedir auxílio para participação em eventos
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou edital de fluxo contínuo para concessão de auxílio-viagem a estudantes que participarem de eventos ou ações externas de cunho esportivo, cultural, de inclusão e diversidade, ou relacionadas à mobilidade internacional, entre 23 de abril e 15 de dezembro.
O edital nº 027/2019, com as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.
Podem participar do processo seletivo alunos dos cursos técnicos e da graduação do IFMS. Poderão ser beneficiados com o auxílio-viagem até dez estudantes por ação proposta.
O total de recursos destinado a essa finalidade será de até R$ 30 mil. O valor de cada auxílio-viagem dependerá da localidade do evento:
Local destino | Com pernoite | Sem pernoite |
Campo Grande e interior de MS | 150,00 | 15,00 |
Região Centro-Oeste (exceto MS e DF) | 200,00 | 100,00 |
Regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal | 250,00 | 125,00 |
Regiões Norte e Nordeste | 300,00 | 150,00 |
Não serão concedidos auxílios para eventos realizados no mesmo município ou em municípios contíguos ao do campus em que o estudante está matriculado nem para eventos que ocorram fora do país.
É permitida a apresentação de mais de um trabalho por estudante no mesmo evento, mas o valor do auxílio-viagem independe do número de trabalhos apresentados.
Caso o valor total do edital não seja suficiente para atender os inscritos, poderá ocorrer concessão parcial dos auxílios.
Inscrição – As solicitações devem ser enviadas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com, no mínimo, 15 dias de antecedência ao início do evento.
Para isso, o estudante deve entregar a documentação necessária ao coordenador de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) do campus, que digitalizá os documento e os enviará à pró-reitoria. É necessário apresentar:
- formulário de inscrição preenchido e assinado pelo estudante requerente, pelo servidor que o acompanhará na viagem (caso o estudante seja menor de 18 anos), pelo coordenador/servidor da atividade de extensão registrada na Proex, pela chefia imediata do servidor que acompanhará o estudante e pelo diretor(a)-geral do campus;
- convite ou comunicado da organização do evento ou da ação com nome, local e data de realização, para fins de comprovação da participação direta do estudante;
- termo de responsabilidade e normas disciplinares, assinado pelo estudante, pelo responsável legal dele e pelo servidor que o acompanhará, caso estudante seja menor de 18 anos;
- cópia da carteira de identidade ou outro documento que comprove a data de nascimento do estudante.
Os auxílios serão concedidos de acordo com a ordem de chegada das inscrições, observada disponibilidade orçamentária e financeira da pró-reitoria.
Prestação de contas - No prazo de até dez dias após o término do evento, o estudante beneficiado deverá apresentar à Proex o relatório de participação, certificado ou declaração de participação no evento, seleção de fotos com indicação de participação e outros documentos que comprovem a presença.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail proex@ifms.edu.br.