Pesquisa e Inovação
IFMS terá laboratórios de inovação nos dez campi
Os dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tiveram as propostas aprovadas no edital que viabiliza auxílio financeiro para a implantação dos Fab Labs, laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado. O resultado está publicado na Central de Seleção.
Os recursos para viabilização dos laboratórios totalizam R$ 100 mil, e são provenientes do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).
Cada campus tem disponível o auxílio de R$ 10 mil, sendo que os recursos destinados à compra dos itens deverão ser divididos entre capital (80%) e custeio (20%).
Os laboratórios deverão ser implantados até julho. Entre os itens previstos para os Fab Labs estão impressora 3D, cortador a laser, placas para montar circuitos, motores, entre outros.
“Professores e estudantes terão um espaço para desenvolver ideias. Estamos prevendo, além da impressora 3D, uma fresadora, ferramenta capaz de criar circuitos eletrônicos e que tem como uma das aplicações os projetos de robótica”, comentou Marcos Vilhanueva, coordenador do Fab Lab e diretor-geral do Campus Ponta Porã.
O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, destaca que a implantação dos Fab Labs irá complementar as ações da TecnoIF, a incubadora de empresas do IFMS.
“O estudante poderá desenvolver a ideia no Fab Lab e, se quiser criar uma empresa, terá a oportunidade de fazer a pré-incubação e a incubação no Hotel Tecnológico, projeto em implantação nos dez campi. Esses processos serão regidos por editais que deverão ser lançados este ano”, complementou Naka.
Comunidade – Com os Fab Labs implantados, o IFMS poderá realizar ações abertas à comunidade nos dez campi.
Uma dessas ações são os Maker Days, oficinas de ideias inovadoras oferecidas a estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2016, o campus Ponta Porã foi o primeiro a realizar a atividade, seguido de Nova Andradina e Campo Grande.
Outra ação prevista é o Open Lab Day, em que os laboratórios serão abertos dois dias por mês para que a comunidade possa desenvolver ideias por meio do uso da tecnologia.
Fab Labs – Inspirados na experiência do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), localizado nos Estados Unidos (EUA), são laboratórios que trabalham com o desenvolvimento de protótipos sem a necessidade de projetos complexos.
Como suporte à inovação, é um espaço para eventos, minicursos e palestras, além de ter projetos com foco na resolução de problemas locais.
No IFMS, os Fab Labs surgiram a partir de uma parceria com a empresa de tecnologia Intel, firmada em agosto do ano passado.
Ascom/IFMS