Internacionalização
Inscrições para intercâmbio terminam na quarta-feira
As inscrições de estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o Programa de Intercâmbio do Rotary Club de Campo Grande, na modalidade Jovem Destaque, podem ser feitas até quarta-feira, 13.
Será selecionado um discente para realização do intercâmbio pelo período de um ano, entre 2019 e 2020, em instituição estrangeira a ser definida pelo Rotary.
Para concorrer, é necessário estar matriculado em um dos cursos técnicos integrados do IFMS, ter, no máximo, 17 anos em agosto de 2019, e renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Além disso, o estudante não pode ter reprovações nos dois últimos semestres concluídos nem ter sido penalizado com advertência ou suspensão.
O interessado deve procurar a Central de Relacionamento do campus em que está matriculado. É necessário apresentar o formulário de inscrição preenchido e assinado pelo responsável legal, assim como a declaração de ciência do responsável.
O inscrito deverá participar ainda de entrevista com a comissão local do seu campus para entrega da documentação de comprovação de renda per capita.
Seleção - Será feita por meio da análise da documentação entregue pelos candidatos, a partir da renda per capita e do rendimento acadêmico, com base nas unidades curriculares cursadas no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018.
O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 27 de março.
Edital - As normas do processo seletivo constam no edital nº 010/2019, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS. Ele substituiu edital nº 077/2018, revogado em janeiro por conter erros na fórmula de classificação dos inscritos. A medida foi necessária para garantir a seleção de um estudante que atenda aos requisitos de ter o maior rendimento acadêmico e a menor renda per capita, conforme previa o edital.
Os estudantes que se inscreveram no edital revogado não precisarão enviar documentos para participar da nova seleção. No entanto, devem manifestar interesse de concorrer mandando um e-mail para proex@ifms.edu.br, dentro do prazo de inscrições. Mais detalhes estão disponíveis no novo edital.
A medida não vale para quem teve a inscrição indeferida anteriormente. Neste caso, será necessário fazer uma nova inscrição.
Auxílio - As despesas de deslocamento até o país de destino serão custeadas pelo Rotary, que também irá providenciar hospedagem em casa de família voluntária. Os gastos do estudante com transporte, alimentação e moradia serão cobertos por auxílios destinados pelo Rotary à família que irá recebê-lo.
O IFMS também concede ao estudante selecionado um auxílio, para contribuir com o custeio de despesas relacionadas à emissão de passaporte, taxas de visto, se necessário, e demais gastos na preparação para o intercâmbio. O valor é de um salário mínimo, pago em três parcelas, entre abril e junho de 2019.