Ensino
Mais de 5,5 mil estudantes iniciam ano letivo
Nesta segunda-feira, 11, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou o ano letivo para 5,5 mil estudantes de cursos técnicos de nível médio e graduação em nove municípios.
As aulas tiveram início em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Em Campo Grande, em virtude de reformas no campus, o ano letivo irá começar no dia 18 de fevereiro.
Durante a semana, serão oferecidas diversas atividades para recepção e ambientação dos estudantes.
Em Aquidauana, estão previstas atividades como rodas de conversa com professores, visita ao campus, além de palestras, jogos e gincanas.
O Campus Coxim oferece lanche coletivo e apresenta a infraestrutura da unidade aos novos estudantes.
Em Nova Andradina, os diretores apresentam aos calouros a estrutura e o funcionamento do campus. Os veteranos têm aula normalmente.
Em Naviraí, os estudantes recebem informações sobre horários, faltas e outros assuntos pertinentes à vida acadêmica, conhecem a estrutura e os servidores da unidade, e participam de uma dinâmica motivacional e de cápsula do tempo.
No Campus Três Lagoas, são oferecidas atividades de ambientação para os ingressantes, como visita aos setores da unidade e recepção pela equipe da Direção de Ensino e do Núcleo de Gestão Administrativa e Acadêmica.
Calendário - Os calendários letivos 2019 dos dez campi do IFMS podem ser consultados por estudantes, pais e servidores no site institucional.
Os documentos trazem informações como datas de início e término de semestre, sábados com aulas, recessos, feriados locais e nacionais, entrega de notas, diários e relatórios, além das datas dos eventos sistêmicos.
O término do primeiro semestre letivo está programado para 5 de julho. No dia 29 de julho terá início o segundo semestre letivo, que se encerrará em 18 de dezembro.
Dentre os eventos sistêmicos de 2019 com datas definidas estão a Semana do Meio Ambiente, a ser realizada entre 3 e 7 de junho, e a Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá entre 30 de setembro e 4 de outubro.
Outros eventos estão com os períodos programados. É o caso das etapas locais do Jogos do IFMS, que deverão ser realizadas entre maio e junho, e do Festival de Arte e Cultura, a ser promovido entre os meses de agosto e setembro.