Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nomeações podem ser consultadas em sistema online

Concurso Público

Nomeações podem ser consultadas em sistema online

Funcionalidade no sistema da Central de Seleção permite transparência e facilita o acompanhamento dos concursos públicos em andamento.
por Laura Silveira publicado: 04/07/2017 10h25 última modificação: 14/08/2017 17h08

No intuito de dar mais transparência e facilitar o acompanhamento dos concursos públicos em andamento, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) implementou uma nova funcionalidade na Central de Seleção, sistema onde são publicados os editais da instituição. No Módulo Nomeações, qualquer cidadão pode acompanhar as nomeações de candidatos para ocupação de cargos no IFMS.

O módulo foi desenvolvido pelas diretorias de Gestão de Pessoas (Digep) e de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti).

“Antes, o candidato aprovado em concurso do IFMS tinha que consultar diariamente o Diário Oficial da União. Agora, ele pode acompanhar pela Central de Seleção, o que traz mais transparência e facilita o acesso das informações pelos interessados”, ressaltou o coordenador de Administração de Pessoal, Diego Fernando Ferreira Pinto.

A busca de nomeados é feita selecionando o concurso escolhido. Atualmente, são cinco certames que podem ser consultados no módulo – regidos pelos editais nº 001/2015001/2016002/2016003/2016 e 004/2016 –, que ofertaram vagas para docentes e técnicos-administrativos.

Também é necessário escolher o local – o campus onde a vaga foi ofertada, nos concursos em que isso era especificado no edital, ou IFMS, quando a oferta foi geral –, além do cargo ou área da vaga, e o tipo da lista – ampla concorrência, negros ou pessoa com deficiência.

A partir daí, é mostrada a lista completa dos candidatos cuja aprovação foi homologada no concurso, além da situação atual de cada candidato - se já foi nomeado, solicitou ir para o final de lista, desistiu da vaga, se a nomeação foi tornada sem efeito ou se já foi exonerado do IFMS. Há, inclusive, links para as respectivas portarias publicadas no DOU.

“A Digep faz diversos atendimentos ao público em relação a dúvidas sobre concursos, por meio de canais como telefone ou e-mail. Com o módulo nomeações, o candidato pode consultar tudo pela Central de Seleção", finalizou Diego.

Central de Seleção – Em funcionamento desde maio de 2013, o sistema online desenvolvido exclusivamente para seleções do IFMS foi idealizado pelas Assessorias de Comunicação (Ascom) e de Tecnologia da Informação – hoje Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação.

O objetivo era garantir maior transparência aos processos seletivos do IFMS.

Na ocasião, foram transferidos 149 editais para a Central, totalizando 791 arquivos relativos a seleções para estudantes, professores temporários, bolsistas de programas do Governo Federal e concursos públicos.

A página reúne todos os editais do IFMS, além de permitir inscrições online para processos seletivos, como concursos públicos e ingressos de estudantes. As informações e documentos publicados são de responsabilidade das pró-reitorias e diretorias sistêmicas, dependendo da área da seleção.

Em julho deste ano, a Central de Seleção registrou 20 mil acessos.

"Trata-se de uma ferramenta importante porque centraliza a publicação dos editais e contém informações essenciais sobre cada processo seletivo. Temos desenvolvido outras funcionalidades para auxiliar as inscrições, como o autopreenchimento do endereço a partir do CEP, personalização dos formulários de inscrição e recuperação de senha de acesso”, apontou o analista de Tecnologia da Informação, Luiz Alvino, responsável pelo sistema.

Novos servidores – Atualmente, o IFMS conta com 1.086 servidores docentes e técnicos-administrativos em seu quadro permanente de pessoal, todos nomeados após aprovação em concursos públicos.

Na manhã desta sexta-feira, 4, tomam posse 13 novos servidores, na reitoria do IFMS, em Campo Grande. Após a cerimônia, serão realizadas atividades de ambientação, com apresentação da instituição, suas ações e programas, dirigentes e setores.

Os docentes e técnicos-administrativos irão atuar nos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

No dia 17 de agosto, está prevista outra posse de 10 servidores, no gabinete da reitoria.