Extensão
Seminário em Dourados aborda relação entre educação e tecnologia
Voltado à promoção, divulgação e incentivo à pratica da pesquisa, o Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove entre os dias 1º e 3 de outubro a primeira edição do Seminário Educação e Tecnologia: Diálogos e Interfaces (Setec).
O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes dos níveis fundamental, médio e superior da região, com trabalhos desenvolvidos que abordem a relação entre educação e tecnologias.
Os interessados em apresentar trabalhos no evento devem submeter os resumos até domingo, 22, pela Página do Setec, na qual estão disponíveis as orientações para o envio dos textos. Os resumos também podem ser enviados para o e-mail setec.dr@ifms.edu.br.
Os trabalhos precisam se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- Linguagens, educação e tecnologia;
- Diálogos entre jogos digitais e a educação;
- Sociedade, cultura e educação – interfaces com a tecnologia;
- Pesquisas em administração, gestão organizacional e marketing – abordagens e perspectivas tecnológicas.
A divulgação dos aprovados está prevista para o próximo dia 25.
Seminário - Além da apresentação de trabalhos organizados em torno de mesas temáticas, na programação também estão previstas palestras e apresentações culturais. Por meio de uma metodologia multidisciplinar, o evento busca abrir espaço para reflexão sobre as possibilidades e desafios dos diálogos e interfaces da educação com a tecnologia.
O seminário também visa estimular o uso de iniciativas inovadoras de tecnologias digitais para aprimoramento dos conteúdos e abordagens educativas através do diálogo interdisciplinar, conforme explica o coordenador do evento, Geovano Chaves, docente de História do Campus Dourados.
“Pretendemos agregar trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pesquisadores em geral, de modo que possamos possibilitar e incentivar grupos de pesquisa, publicações, diálogos e debates", apontou o coordenador do evento, Geovano Chaves.
“Pretendemos agregar trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pesquisadores em geral, de modo que possamos possibilitar e incentivar grupos de pesquisa, publicações, diálogos e debates. Dessa forma, procuraremos apontar novos caminhos para a pesquisa através dessas conexões”.
Geovano destaca também que o evento tem o intuito de consolidar o IFMS como espaço para pesquisa no município. “O seminário permitirá publicizar o Instituto, fazendo com que ele seja visto como um importante polo de pesquisa em Dourados. Por isso, esperamos que esta seja apenas a primeira edição, de modo que possamos ter outras futuramente”.
Com entrada gratuita, o evento será realizado no Campus Dourados (Rua Filinto Müller, n° 1.790, Jardim Canaã I). A abertura oficial será no dia 1º de outubro. Já a apresentação dos trabalhos ocorrerá nos dois dias seguintes. Após o término do seminário, os interessados poderão enviar o texto completo para publicação nos anais do evento, que ficarão disponíveis na página.
De acordo com o coordenador do evento, existe ainda a possibilidade de que o seminário dê origem a outras publicações, como um e-book, com os principais artigos publicados, e uma revista científica.
Apoio - O evento foi contemplado no edital nº 12/2019, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS, voltado à seleção de propostas de projetos de extensão com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro, no período que vai de maio a novembro de deste ano.
Por meio do edital, o seminário recebeu apoio financeiro para custeio do evento, além de valores para o pagamento dos bolsistas, que atuam no desenvolvimento do projeto.